Bogotá - Colômbia (Quinta-feira, 07-05-2015, Gaudium Press) Com o lema "Em solidariedade, oração e amor, nos consagramos para a missão!", se comemora na Colômbia durante este mês de maio a Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O objetivo, como sublinha Disney López Lara, Secretaria Nacional da Infância e Adolescência Missionária das Obras Missionárias Pontifícias da Colômbia (OMP), é o de reencontrar-se com a missão e recordar o caráter universal que tem a obra missionária.
O evento se dirige especialmente às crianças e jovens, mas também aos animadores e pais de família, que tem a grande tarefa de despertar neles a consciência missionária. "Meninos, meninas, adolescentes, assessores e pais de família: que ao celebrar por mais uma vez a Jornada Nacional da IAM, possamos abrir o coração e nele acolhamos as milhares de crianças e adolescentes que confiam em nossas orações, e aceitam com amor as oferendas que ano após ano damos como fruto de nosso sacrifício, sempre com a esperança de ajudar a construir um mundo melhor, onde os meninos, meninas e adolescentes são os protagonistas da missão que receberam de Jesus e que seguem cumprindo a partir da IAM", exorta López Lara.
Aos pais de família e assessores da Infância e Adolescência Missionária -fazendo eco de algumas palavras do Papa Francisco-, López Lara também animou para que sigam cultivando o espírito missionário nos pequenos e jovens: "sigam cultivando o espírito missionário nos pequenos; que vejam um grande horizonte, que seu coração siga adiante, até o horizonte, para que nasçam entre eles testemunhas da ternura de Deus e anunciadores do Evangelho".
Finalmente, a Secretaria Nacional convida as crianças e adolescentes para que durante este mês de maio -dedicado à Mãe de Deus-, confiem a Ela os frutos da jornada: "Neste mês de maio, onde recordamos de maneira especial a Virgem Maria, peçamos-lhe que seja ela quem nos ajude a sermos meninos, meninas e adolescentes dispostos a seguir com fidelidade os passos de Jesus".
A Pontifícia Obra de Infância e Adolescência Missionária, que faz parte das Obras Missionárias Pontifícias, tem vários objetivos, um deles é o de ajudar aos educadores -sejam os pais de família ou os animadores missionários- a despertar e desenvolver progressivamente nas crianças e adolescentes uma consciência missionária universal, assim como impulsioná-los a compartilhar sua Fé e os meios materiais para as crianças mais necessitadas do mundo. Como o explicam a partir da obra missionária: "todos os batizados estamos chamados a fazer parte ativa da missão de Jesus, pois em todos 'atua a força santificadora do Espírito que impulsiona a evangelizar'. Em virtude de nosso batismo somos discípulos missionários, e a medida que vamos crescendo podemos ir entendendo essa missão, e iniciar nosso caminho missionário no grupo da IAM".
A Obra Pontifícia de Infância e Adolescência também busca contribuir na promoção e no florescimento de vocações missionárias, além de preparar aos animadores e assessores que acompanham as crianças e jovens em seu caminhar até uma consciência missionária madura e comprometida.
A jornada se desenvolve em todas as jurisdições eclesiais da Colômbia onde tem presença a Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária, através de encontros de oração, dinâmicas, atividades lúdicas, testemunhos missionários, entre outros. (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas