Cracóvia - Polônia (Quarta-feira, 27/07/2016, Gaudium Press) - Uma Missa marcou o início oficial da Jornada Mundial da Juventude - 2016. A cerimônia religiosa foi presidida pelo cardeal Stanislaw Dziwsz e foi acompanhada por milhares de jovens no campo de Blonia , em Cracóvia.
![]() |
O arcebispo da cidade saudou a todos desejando-lhes as boas-vindas em vários dos idiomas falados pelos peregrinos ali presentes, vindos de todo o mundo.
Relíquias
As relíquias de São João Paulo II e de Santa Faustina Kowalska, dois santos poloneses, foram expostas e colocadas sobre o altar durante a cerimônia que se desenrolou no campus.
Foram expostas também as relíquias do Beato italiano Pier Giorgio Frassati que foi beatificado por João Paulo II e a quem o Papa definiu como modelo para a juventude.
Homilia
Em sua homilia, o cardeal polonês pediu aos jovens que ouçam a voz do Papa durante estes dias. Convidou também a eles a recordarem os ensinamentos de João Paulo II para que possam abrir as portas de seus corações para Cristo: "É preciso levar ao mundo o fogo da misericórdia".
O céu carregado de densas nuvens não assustou os jovens peregrinos que se mostraram entusiasmo durante toda a celebração da cerimônia de abertura e boas-vindas.
João Paulo II
Esta é uma Jornada Mundial da Juventude muito especial porque é realizada na terra do Papa que promoveu estes encontros mundiais de jovens.
Por isto a figura de João Paulo II estará sempre muito presente durante estes dias em Cracóvia, a cidade em que ele viveu e trabalhou durante 40 anos e onde ele foi arcebispo.
O Papa Francisco chega na tarde de quarta-feira, dia 27, e terá participação importante nesta JMJ-2016.
No próximo domingo, Francisco encerra esta trigésima primeira Jornada Mundial da Juventude também com a celebração de uma Santa Missa durante a qual anunciará a o nome da cidade que abrigará o a próxima JMJ. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
