Brasília (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) Os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovaram, nesta quarta-feira, o Acordo entre o Brasil e a Santa Sé a partir do parecer favorável do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL).
O projeto, que cria o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no país, segue agora para decisão final no plenário do Senado e teve abstenção apenas do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), informou a Agência Senado.
O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados, tem 20 artigos e consolida na lei condutas e procedimentos já adotados pela Igreja Católica no Brasil, como o casamento, o ensino religioso nas escolas e a imunidade tributária, além de conceder segurança jurídica a esses atos ou situações.
O acordo foi motivo de polêmica com outras crenças religiosas desde seu envio ao Congresso, no final do ano passado. Seus opositores acusam o governo de privilegiar os católicos e ferir a condição do Brasil como um país laico.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, disse, no dia 21 de setembro desse ano, que o acordo criador do Estatuto Jurídico da Igreja Católica do Brasil não fere a Constituição Brasileira nem concede privilégios à Igreja Católica. Segundo dom Geraldo, o documento não compromete o laicismo do Brasil porque, na verdade, a questão religiosa se volta para a sociedade e não para o Estado.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas