Brasília (Quinta-feira, 19-05-2016, Gaudium Press) A CNBB, por meio da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), promoveu a primeira reunião do ano, na sede da entidade, em Brasília. Na ocasião, o grupo deu continuidade na revisão da tradução do missal romano.

"O trabalho da Cetel tem o objetivo de fazer a revisão da tradução do missal romano, de acordo com as orientações feitas pela Congregação do Culto Divino em 2011", explicou o bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, e presidente da Comissão, Dom Armando Bucciol.
Ainda conforme Dom Armando, a tradução do documento, do latim para a língua portuguesa, deve sempre procurar ser fiel ao texto original.
"É claro que qualquer tradução deve também se inculturar à língua, pois não é algo que se possa passar de uma língua para outra, sobretudo uma língua como o latim - que é uma língua morta - para uma língua viva como é o português", ressaltou.
A Cetel já concluiu mais da metade da revisão do missal. A equipe responsável pelo trabalho foi formada pelo arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha; pelo Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa; e os bispos de Cornélio Procópio (PR), Dom Manoel João Francisco; de Uruguaiana (RS), Dom Aloísio Alberto Dilli; e o auxiliar de Brasília (DF) Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida.
"É um trabalho delicado, complexo, porque precisamos ser fiéis ao texto, mas sobretudo, não fazermos elos teológicos e ao mesmo tempo procurarmos palavras que sejam compreensíveis para a maioria dos que participam das nossas celebrações litúrgicas. Então deve ser uma linguagem bonita e esta é a nossa preocupação", concluiu o bispo de Santana do Livramento.
Além disso, a reunião contou com a participação do assessor da Comissão, Frei Faustino Paludo, e do Padre José Weber. Agora, o próximo encontro da Comissão deverá acontecer em junho deste ano. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas