Brasília (Quarta-feira, 24-01-2018, Gaudium Press) Fundada em Barcelona por São Pedro Nolasco, em 1218, após uma aparição da Virgem Maria, a Ordem da Virgem Maria das Mercês da redenção dos cativos de Santa Eulália, conhecida como a Ordem Mercedária, desembarcou no Brasil em 1639, na cidade de Belém do Pará, sendo trazida pelos portugueses.

Em 2017, a Ordem celebra seus 800 anos realizando uma extensa festa no próximo dia 3 de fevereiro, a partir das 16h30. Na programação, haverá apresentações musicais e Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Sergio da Rocha, às 19h.
Após fundarem o primeiro convento no Brasil, já em 1940, em Belém, a Ordem se estabeleceu no país e atualmente está presente em vários estados brasileiros com paróquias, creches e escolas.
Na Arquidiocese de Brasília, a Ordem se encontra na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na L2 Sul. Edificada em 2 de fevereiro de 1959, a comunidade é mais antiga que a própria Capital Federal e a Paróquia da Catedral.
Outro detalhe curioso é que, antigamente, todo o território arquidiocesano de Brasília pertencia à Igreja de Goiânia.
Ao chegar no local, o Padre Eduardo, missionário da Ordem do Sagrado Coração de Jesus, teve a missão de guiar a paróquia. Então, ele começou a construir a igreja viva, visitando e evangelizando os acampamentos de trabalhadores que erguiam Brasília, e simultaneamente, a igreja-templo, provisoriamente em madeira, inaugurada em 6 de agosto de 1960.
No mês de fevereiro de 1989, desembarcaram os padres Mercedários, que ficaram responsáveis pela Arquidiocese de Brasília no cuidado e atendimento da paróquia. Assim, os religiosos deram continuidade aos trabalhos pastorais já iniciados. Neste mesmo ano, o templo passou a ser também dedicado a Nossa Senhora das Mercês.
Hoje, a paróquia da L2 Sul conta com a ajuda missionária de 40 grupos, entre pastorais e movimentos, sendo realizadas em média 17 missas semanais. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Agosto de 2026, nº 296
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas