Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 14-12-2011, Gaudium Press) Hoje pela primeira vez depois de dois meses de restauração, foi inaugurada durante a audiência geral a “Ressurreição”, uma estátua em bronze com a figura característica de Jesus e que transformou-se no símbolo da Sala Paulo VI.
“Depois de um período de esmerados trabalhos, hoje temos a alegria de admirar completamente o esplendor original desta obra de arte e de fé”, disse Bento XVI durante as saudações em língua italiana, quando agradecia o trabalho realizado.
A “Ressurreição” na Sala Paulo VI é uma obra do artista italiano, Pericle Fazzini (1913-1987). Foi inaugurada em 28 de setembro de 1977 pelo Papa Paulo VI, por cuja iniciativa foi realizada. Desde 3 de outubro do ano passado estava sendo submetida a um trabalho de restauração para ser dado novamente ao bronze o esplendor original. Ela necessitava de uma limpeza profunda, tratamento de conservação e balanceamento cromático. O Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, responsável pelos edifícios do território vaticano encarregou os trabalhos à Sociedade Fonderia de Arte 2000.
A grande estátua representa Cristo que “ressurge de um sepulcro que se encontra no jardim das oliveiras, enquanto a terra é abalada por um enorme temporal que flagela o mundo neste momento tremendo”. Seu vulto é “extraordinariamente sereno, dois braços estendidos para um abraço, quase como se quisesse abraçar a humanidade para lhe restituir aquele sentido de amor que parece irremediavelmente perdido”. Assim era descrita a estátua pelo “L’Osservatore Romano” na primeira página da quinta-feira, dia 29 de setembro de 1977.
A inauguração da Sala Paulo VI, aconteceu no dia 30 de junho de 1971. Naquela mesma ocasião foram também exibidos pela primeira vez as novas vestes em roxo escuro dos portadores pontifícios da sede gestatória.
A sala vaticana onde são realizdas as audiências gerais, pode conter 7 mil pessoas. A cifra, que ao início parecia exagerada, hoje em certos períodos já está pequena. A sala é reservada às audiências gerais de quarta-feira, mas também nela são realizados concertos.