Baltimore - Estados Unidos (Quarta-feira, 13-11-2013, Gaudium Press) A Assembleia Plenária da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) elegeu como Presidente deste corpo colegiado ao Arcebispo de Louisville, Dom Joseph Kurtz, que foi vice-presidente durante o período 2010-2013. Como vice-presidente foi eleito o Cardeal Daniel DiNardo, que seria o mais provável candidato à presidência da USCCB para o próximo período.
|
Dom Joseph Kurtz, Arcebispo de Louisville e novo Presidente da USCCB. |
"Me sinto profundamente honrado por ter sido escolhido pelo corpo de Bispos para servir como Presidente", manifestou Dom Kurtz em um comunicado oficial. "A Conferência tem um papel vital em ajudar cada Bispo em seu ministério, assim como proclamar a doutrina da Igreja e sua perspectiva sobre os assuntos importantes da atualidade. Peço as orações de todos os católicos, já que a Conferência dos Bispos procura ser uma voz por aqueles pobres e vulneráveis, pela liberdade religiosa, para o bem comum e, o mais importante, para o Evangelho de Jesus Cristo".
O prelado agradeceu o serviço do Cardeal Timothy Dolan à frente da USCCB, prestado com "graça, coragem e humor", e destacou sua "liderança dedicada e inspiradora", a qual colaborou por três anos como vice-presidente. Dom Kurtz, que será presidente da USCCB até 2016, serviu como sacerdote na Diocese de Allentown por 27 anos, foi nomeado Bispo de Knoxville em 1997 e Arcebispo de Louisville em 2007.
Como vice-presidente foi eleito o Cardeal Daniel DiNardo, Arcebispo de Galveston- Houston, que é membro do Conselho Pontifício para a Cultura e o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes. Atualmente preside o Comitê Ad Hoc para as Atividades Pró-Vida e faz parte do Conselho de Administração da Universidade Católica da América em Washington. (EPC)