Fátima - Portugal (Quinta-feira, 02-08-2018, Gaudium Press) O Encontro anual de Confessores do Santuário de Fátima foi realizado nesta quarta-feira, 01/08, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.
O tema da apresentação foi proposto pelo capelão do Santuário de Fátima Pe. Carlos Silva.
Os "ministros da misericórdia", como lhes tem chamado o Papa Francisco, refletiram em conjunto sobre o tema:
"O Sagrado Coração de Jesus à luz do desígnio salvífico de Deus".
Foi por esta razão que o palestrante lançou vários apelos no sentido de que o confessor seja cada vez mais um ministro do Sagrado Coração de Jesus, levando os penitentes a experimentar o amor misericordioso de Deus, simbolizado e concretizado na figura do Sagrado Coração de Jesus em seu sentido simbólico, no sentido teológico e no sentido espiritual do Sagrado Coração.
Padre Carlos, que pertence à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração Jesus, após sua exposição, propôs temas para reflexões tais como:
O coração como o indicativo da totalidade da pessoa; O Coração de Jesus como símbolo do mistério trinitário de Deus; A essência do Deus Amor e a epifania do Amor de Deus na História; A força do amor de Deus como dom do Espírito.
Fátima: local mais procurado para confissões
O Santuário de Fátima é um dos locais do país mais procurados para a celebração do Sacramento da Reconciliação quer pelo número de peregrinos que regista anualmente quer pelo fato de ser um local que apela para a conversão e, por isso despertar no peregrino o desejo de reconciliar-se com Deus.
É por isso que o sacramento da Reconciliação é ministrado diariamente por doze horas seguidas, em vários confessionários, tanto no Santuário de Fátima, quanto nas Capelas da Reconciliação que ficam no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. (JSG)