Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 10-04-2015, Gaudium Press) - Durante a vigília do Domingo da Misericórdia, no próximo sábado, 11 de abril, o Papa Francisco deverá entregar a seis representantes da Igreja em todo o mundo uma cópia da bula papal "Misericordiae Vultus", segundo informa o VIS, Serviço de Informação do Vaticano.
A "Misericordiae vultus" (Rosto de Misericórdia) é o documento papal com o qual o Santo Padre convoca oficialmente o Jubileu Extraordinário sobre a Misericórdia Divina que vai de dezembro 2015 a novembro de 2016.
O documento vai ser entregue simbolicamente a "representantes da Igreja no mundo", diante da Porta Santa da Basílica de São Pedro, que vai ser aberta pela primeira vez desde o ano 2000.
Na ocasião, deverão receber cópias da "Misericordiae vultus" os quatro arciprestes das Basílicas Papais de Roma: cardeal Angelo Comastri, da Basílica de São Pedro; cardeal Agostino Vallini, da Basílica de São João de Latrão; cardeal James Michael Harvey, da Basílica de São Paulo fora dos muros; cardeal Santos Abril y Castelló, da Basílica de Santa Maria Maior.
Além dos arciprestes, receberão cópias da mesma bula o Cardeal Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos; o Cardeal Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; o Cardeal Sandri, da Congregação para as Igrejas Orientais.
O Arcebispo Savio Hon Tai-Fai, Secretário de Propaganda Fidei, representando todo o Oriente; o Bispo Barthélemy Adoukonou, Secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, representando o continente africano; e Dom Khaled Ayad Bishay, da Igreja patriarcal de Alexandria, dos Coptas, representando as Igrejas Orientais.
A cerimônia
O rito da publicação prevê a leitura de algumas passagens da bula diante da Porta Santa, na qual o Papa vai estar acompanhado pelos cardeais.
Esta porta, que é aberta apenas durante o Ano Santo, permanece fechada nos outros períodos. Existem portas santas nas quatro basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora de muros e Santa Maria maior.
O rito inicial mostra simbolicamente que aos fiéis está sendo oferecido, durante o jubileu, um caminho extraordinário para a salvação. Por isso mesmo deve ser necessário um comunicado feito oficialmente pela Santa Sé.
O Jubileu da Misericórdia foi anunciado pelo Papa no último dia 13 de março. Com ele efetua-se a realização do 29.º jubileu na história da Igreja Católica que terá um Ano Santo extraordinário voltado para a temática da Misericórdia divina. O Ano Santo será realizado entre 8 de dezembro e 20 de novembro de 2016.
Os Anos Santos
A tradição da realização dos Anos Santos foi iniciada na Igreja Católica pelo Papa Bonifácio VIII, no ano de 1300. Foi a partir de 1475 que determinou-se um jubileu ordinário a cada 25 anos.
Já houve 26 Anos Santos ordinários e dois extraordinários: em 1933, convocado por Pio XI e 1983 sob o Pontificado de João Paulo II.
O jubileu tem suas raízes no ano sabático dos hebreus.
Ele "consiste num perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e na possibilidade de renovar a relação com Deus e o próximo".
Para a obtenção dessas indulgências estão relacionadas à realização de certas obras espirituais e penitenciais, que podem ser peregrinações, esmolas, visitas a igrejas, obras de caridade.
A bula convocatória indica as datas de início e encerramento do jubileu e a forma como o mesmo vai desenrolar-se.
O termo ‘bula', que vem do latim ‘bulla', quer dizer "um objeto redondo". Esse nome indicava originalmente a cápsula metálica que era utilizada para proteger o selo de cera que se unia a um documento de especial importância, para certificar a sua autenticidade.
Com o tempo, o "objeto redondo" passou a indicar primeiro o selo, lacre, e depois passou a designar o próprio documento. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas