Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 22-05-2013, Gaudium Press) - Na Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa francisco voltou a tratar em sua catequese de um outro trecho do Credo: «Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica». Um trecho que segue logo após nossa profissão de Fé no Espírito Santo.
![]() |
As palavras do Papa deixaram claro que existe uma ligação grande entre estas duas realidades da fé.
É o Espírito Santo que dá a vida à Igreja, que a guia e anima no anúncio do Evangelho. Evangelizar é a missão da Igreja: "Cada um deve ser evangelizador, sobretudo com a vida!", disse o Papa. "O Espírito Santo é o verdadeiro motor da evangelização. Para evangelizar, então, é necessário mais uma vez abrir-se à ação do Espírito de Deus, sem medo de saber o que quer e para onde nos leva."
O Santo Padre mostrou os sinais da intervenção do Espírito Santo:
Primeiro, a unidade e a comunhão, como se viu no dia de Pentecostes. Todos falavam uma língua nova: a língua do amor que o Espírito derrama nos nossos corações.
"Não há mais o fechamento de um para com o outro, mas a abertura a Deus, o sair para anunciar a sua Palavra. (...)Levar o Evangelho é anunciar e viver em primeira pessoa a reconciliação, o perdão, a paz, a unidade e o amor que o Espírito Santo nos doa." Disse o Papa.
O segundo sinal é a coragem humilde que o Espírito dá ao mensageiro do Evangelho. São palavras do Santo Padre: "Ele nos dá a coragem de anunciar a novidade do Evangelho de Jesus a todos, com franqueza, de voz alta, em todos os tempos e em todos os lugares. (...)Vivamos com humildade e coragem o Evangelho!"
O terceiro sinal: tudo parte sempre da oração, porque, sem ela, torna-se vazia a nossa ação e sem alma o nosso anúncio. Uma nova evangelização, uma Igreja que evangeliza deve partir sempre da oração, do pedir o fogo do Espírito.
Assim expressou-se o Pontífice: "Renovemos a cada dia a confiança na ação do Espírito Santo, deixemo-nos guiar por Ele, sejamos homens e mulheres de oração, que testemunham com coragem o Evangelho, tornando-se no nosso mundo instrumentos da unidade e da comunhão de Deus." (JSG)
Com informações Rádio Vaticano
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
