Votuporanga - São Paulo (Quarta-feira, 20-07-2016, Gaudium Press) A cidade de Votuporanga, localizada no interior paulista, foi agraciada pelo Papa Francisco com a criação de sua diocese.
Nesta quarta-feira, 20 de julho, o Santo Padre erigiu o novo bispado, com território desmembrado das dioceses de São José do Rio Preto e Jales, ambas no Estado de São Paulo.
A sede da nova Igreja particular que fará parte do regional Sul 1 da CNBB está a cerca de 60 quilômetros de Jales e a 80 de São José do Rio Preto.
Ainda no mesmo ato, Francisco nomeou como primeiro bispo da nova Igreja particular o Padre Moacir Aparecido de Freitas.
Dom Moacir Aparecido de Freitas
Pertencente ao clero da Diocese de São Carlos, nasceu em 22 de agosto de 1962, em Ibirá, São Paulo. O religioso ingressou aos 12 anos no Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, em José Bonifácio. Depois, estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena.
Mais tarde, no dia 11 de dezembro de 1987, o Padre Moacir Aparecido recebeu a ordenação presbiteral.
Atuando na Diocese de São Carlos, exerceu diversas atividades, como vigário paroquial, pároco e capelão. Além disso, foi representante do Conselho de Presbíteros; coordenador da Pastoral Catequética; coordenador diocesano da Comissão Testemunho no projeto Rumo ao Novo Milênio; coordenador da Escola de Teologia para agentes de Pastoral.
Desde 2008, Dom Moacir é diretor espiritual no Seminário de Teologia Casa de Formação São Carlos, em Campinas. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB