Czestochowa - Polônia (Terça-feira, 25-11-2014, Gaudium Press) Em Czestochowa (Polônia), um novo museu abriu suas portas para conservar e celebrar o testemunho de São João Paulo II através de um valioso elemento artístico: as numerosas moedas e medalhas que levam a efígie do Santo Pontífice polonês. A criação deste espaço, que alberga mais de 1.500 moedas, numerosas medalhas e outros objetos ligados ao Papa, tem uma origem espiritual, já que é um testemunho de agradecimento pela recuperação da saúde de um empresário, Krzysztof Witkowski, que ofereceu o Museu à Santíssima virgem em honra de um de seus devotos mais reconhecidos na atualidade e que visitou já sendo Pontífice a "Madonna Negra de Czestochowa" na qualidade de peregrino.
|
|
| A notável coleção de moedas e medalhas em honra a São João Paulo II foi vistada por Dom Waclaw Depo, Arcebispo de Czestochowa no mês de setembro. Fotos: Museu de Moedas e Medalhas de João Paulo II. |
Witkowski, Diretor da President Electronics Poland, dedicou um espaço no edifício da companhia, a somente dez minutos do Santuário de Jasna Gora, e adquiriu uma notável quantidade de objetos que formam a coleção numismática em honra a São João Paulo II no mundo. "Preservar a imagem de João Paulo II em moedas e medalhas é uma forma de imortalizar sua grande conquista de levar a reconciliação as pessoas de todo o mundo e de passar seu legado às gerações futuras", afirma a apresentação oficial do Museu. Durante onze meses se trabalhou para dar forma à ideia inicial e adequar a sede que apresenta uma coleção de mais de 9.400 elementos.
Segundo explicou seu criador à agência Zenit, 83 países emitiram moedas com a imagem de São João Paulo II e uns 800 escultores realizaram obras sobre a figura do Pontífice. A coleção inclui as medalhas comemorativas elaboradas pela própria Santa Sé por ocasião de cada ano do pontificado. Além disso, o Museu tem financiado iniciativas artísticas como a da exibição "Meu João Paulo II" a qual se patrocinou a 71 escultores poloneses para que criassem a sua própria medalha em honra do Santo.
As medalhas tem características distintas. Não só podem ser elaboradas em qualquer material e forma, mas que comemoram fatos muito especiais no apostolado do Papa. Na coleção se encontram medalhas papais cunhadas para comemorar as peregrinações e viagens apostólicas do Pontífice e obsequiadas por ele mesmo a Presidentes, dignatários, diplomatas e outras pessoas distintas.
O Museu não só contêm moedas e medalhas. Alguns elementos adicionais como solidéus assinados por São João Paulo II, pelo Papa Francisco e Bento XVI, assim como a réplica do anel do Pescador e a Férula Papal empregados pelo Papa polonês. A memória do Pontífice não só está presente nos elementos materiais mas que o Museu organiza conversas mensais com pessoas que conheceram ao Santo e compartilham suas recordações em uma reunião denominada "Com João Paulo II até o futuro". (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas