Cidade do Vaticano (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) Bento XVI dedicou a catequese de hoje, em sua tradicional audiência geral das quartas-feiras com os fiéis na Praça de São Pedro, à figura do teólogo São João Leonardo. O Papa lembrou que na próxima sexta-feira serão lembrados os 400 anos da morte do santo, que é considerado padroeiro dos farmacêuticos.
Antes de se tornar padre, São João Leonardo havia aprendido a manipular medicamentos, conhecimento profissional que usava para ilustrar também suas explicações teológicas, como, por exemplo, ao referir-se frequentemente a Jesus Cristo como "remédio" e "medida de todas as coisas". Ele se dedicou com entusiasmo à pregação, especialmente ensinar às crianças a doutrina cristã, reunindo ao seu redor um grupo de jovens com os quais fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus.
"Aos seus discípulos lhes recomendava que só tivessem diante de seus olhos a honra, o serviço e a glória de Jesus crucificado. Seu zelo apostólico o levou a enviar ao Papa Paulo V um memorial com critérios para a autêntica renovação da Igreja. Estes mesmos desejos levaram-no, junto com João Batista Vives e Martín de Funes, a contribuir para a criação do Dicastério da Propaganda Fide e ao nascimento do Colégio Urbano de Propaganda Fide, no qual se formaram muitos sacerdotes para a evangelização dos povos", explicou Bento XVI.
Para os sacerdotes modernos, São João Leonardo é exemplo de como começar grande reformas na Igreja de Cristo, disse o Papa. "O primado de Cristo sobre tudo se torna para ele o critério concreto de juízo e de ação e o princípio gerador da sua atividade sacerdotal, que exercitou enquanto estava em vigência um vasto e difundido movimento de renovação espiritual na Igreja, graças ao florescer de novos institutos religiosos e ao testemunho luminoso de santos como Carlo Borromeo, Felipe Neri, Ignácio de Loyola, Giuseppe Calasanzio, Camillo de Lellis, Luigi Gonzaga".
O Papa também recordou que na pessoa de Cristo se encontra a "medida" para enfrentar a crise do pensamento moderno e os problemas internos da Igreja. "A Igreja é o campo de Deus, que não se escandalizou com as suas fraquezas humanas", mas deve purificá-la e torná-la "bela e santa".
Ao final da audiência, antes de conceder sua benção apostólica, o Papa saudou os fiéis em 11 línguas: francês, inglês, alemão, espanhol, português, polonês, húngaro, tcheco, eslovaco, croato e, como sempre ao fim, em italiano. Em português, Bento XVI disse:
"A minha saudação amiga aos fiéis da arquidiocese de Porto Alegre e demais peregrinos de língua portuguesa! Viestes a Roma, onde há quatrocentos anos morreu São João Leonardo, vítima da caridade fraterna, contagiado ele mesmo pela epidemia cujos doentes tratava. A luminosa figura deste Santo convida todos os cristãos a transmitirem aos homens o verdadeiro «remédio de Deus», que é Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. N'Ele vos abençôo, a vós e às vossas famílias."
Aos peregrinos de língua española, falou: "Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española, en particular a los miembros de la Corte de Honor de la Virgen de los Desamparados, de Valencia; a los fieles de la Diócesis de Engativá, en Colombia, así como a los demás grupos procedentes de España, Argentina, México, Venezuela y otros países latinoamericanos. En este Año Sacerdotal, que el ejemplo y la intercesión de san Juan Leonardi estimulen a los pastores y a los laicos a vivir con fidelidad la vocación que les es propia. Muchas gracias."
Hoje, na Praça de São Pedro, segundo estimativas da Santa Sé, calula-se que mais de 20 mil pessoas estiveram presentes para ouvir o pontífice, entre as quais grupos numerosos vindos da Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas