Roma - (Segunda-feira, 04/04/2016, Gaudium Press) - Entre os cinco novos Santos que serão canonizados neste ano, dois são latino-americanos.
![]() |
Um deles é o Cura Brochero.
Trata-se de um sacerdote argentino conhecido por sua infatigável ação apostólica entre a população de Córdoba no final do século XIX e início do século XX.
O outro a ser também canonizado é o valente jovem mexicano José Sánches del Río.
Silvia Correale, postuladora da Causa de canonização do Cura Brochero, diz que "São duas formas de santidade, martírio e virtude, e são idades bem diferentes, um que morre por causa da idade avançada, depois de uma vida toda dedicada à caridade no serviço pastoral e outro, um jovem que morre em um ato de arrojo. Le é morto por ódio à Fé".
O Cura Brochero é um desses pastores próximos ao rebanho e que tem cheiro de ovelha, como diz Francisco.
Ele visitava a população da Província de Córdoba no lombo de uma mula, catequizando o povo mais simples.
Jorge Mario Bergoglio impulsionou a causa de beatificação dele como um dos seus últimos atos, antes partir para o conclave de 2013.
Diz a postuladora da Causa de canonização do Cura Brochero: "Quando se ouve Francisco em seus discursos, suas homilias, seus documentos, muitas coisas que diz são da espiritualidade do Cura Brochero.
Então, não se sabe se o Papa tomou a espiritualidade de Brochero, ou se foi o Cura que, de tanto pregar os exercícios espirituais de Santo Inácio, tornou-se um pouco jesuíta.
Não se sabe, digamos, se o matiz jesuíta encarnado no povo argentino que dá um fruto como o Cura Brochero ou que dá como fruto o Papa Bergoglio".
Em 16 de outubro, em todo caso, haverá um sotaque espanhol em Roma, pois, os dois santos a serem canonizados abraçarão por inteiro toda a América Latina, desde o México até a Argentina: lugares de onde vieram e onde santificaram-se. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
