Estocolmo - Suécia (Quarta-feira, 01/06/2016, Gaudium Press) - No próximo domingo, dia 5 de junho o Papa Francisco procederá a canonização da Beata Elizabeth Hasselblad, fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida.
![]() |
No meio da multidão reunida na Praça São Pedro, em Roma, estará presente uma delegação de fiéis vindos da Suécia para presenciar o fato histórico da canonização de sua compatriota.
A futura santa fundadora a ser canonizada foi beatificada pelo Papa São João Paulo II na Praça São Pedro, em 9 de abril do ano 2000.
Delegação de suecos
"A Diocese católica de Estocolmo está organizando uma peregrinação a Roma com cerca de 250 peregrinos provenientes de toda a Suécia", lê-se no site do Conselho das Igrejas Suecas, citado pela Agência SIR.
A Missa que será presidida pelo Papa Francisco terá transmissão ao vivo realizada pelo canal SVT2, da televisão estatal sueca.
Na delegação destaca-se um grupo de parentes da nova santa e representantes da cidade de Herrljunga, onde Hasselblad nasceu em 4 de junho de 1870 em uma numerosa família luterana.
Convertida do luteranismo
Emigrada para os 18 anos nos Estados Unidos, ela trabalhou como enfermeira junto aos mais vulneráveis e desamparados em Nova Iorque.
Em 1902 converteu-se ao catolicismo e no ano seguinte transferiu-se para Roma. Ali fundou a "Ordem Salvatoris S. Brigidae", um ramo da Ordem que foi desejado por Santa Brígida, em 1300.
Justa entre as Nações
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Beata Elizabeth Hasselblad protegeu e deu guarida a muitos judeus. Este gesto cristão de misericórdia lhe granjeou, junto ao Estado de Israel, o título de "Justa entre as Nações", dificilmente outorgado pelo Estado Judaico.
Fato raro entre os suecos
"Que uma pessoa sueca seja canonizada é um fato muito raro", lê-se no comunicado do Conselho de Igrejas.
A última vez que uma sueca foi canonizada foi em 1391. Naquela data tão distante foi canonizada pelo Papa Bonifácio IX, a famosíssima Santa Brígida.
Elizabeth Hasselblad faleceu em Roma em 24 de abril de 1957. (JE)