Portugal - Lisboa (Quarta-feira, 15-01-2020, Gaudium Press) Entre os dias 24 e 26 de janeiro, a cidade de Nazaré (Portugal) acolherá o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, será lançada a candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título a ser conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Segundo o site do evento, "o culto a Nossa Senhora de Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições Marianas portuguesas, também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil".
Esta devoção se manifesta no Brasil sobretudo em uma das maiores festividades católicas do mundo: o Círio de Nazaré, em Belém (PA). As comemorações, que acontecem anualmente em outubro, reúnem mais de 2 milhões de pessoas e em 2013 foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Uma comitiva sairá de Belém, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, para participar do evento e expressar seu apoio à candidatura. Entre os membros desse grupo estão autoridades e representantes do governo do Pará e da Arquidiocese de Belém, tais como o Arcebispo Dom Alberto Taveira e o reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves.
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chega ao Aeroporto de Lisboa na quarta-feira, 22 de janeiro. Após ser recepcionada por autoridades portuguesas, a Imagem segue para o Museu dos Jerônimos, em Lisboa, para ficar exposta para veneração até a sexta-feira, 24, quando o cônego José Manuel Ferreira presidirá uma Missa especial, concelebrada pelos representantes eclesiásticos brasileiros.
O Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré será iniciado na sexta-feira, 24, no Santuário de Nazaré. Haverá um momento de oração e Procissão das Velas. No sábado, 25, e domingo, 26, a programação consta de palestras e conferências sobre a história do Culto Nazareno em Portugal e no Brasil, além de uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas