Assis - Itália (Sexta-feira, 04-10-2013, Gaudium Press) - O Papa Francisco rezou uma Santa Missa, como primeiro ato oficial de sua visita a Assis, na Itália. A celebração foi iniciada às 11 horas, na Praça São Francisco.
Gustavo Kralj / Gaudium Press |
Antes da Missa, acompanhado por frades das quatro ordens religiosas nascidas da espiritualidade e carisma de São Francisco, o Santo Padre foi até a cripta da Basílica onde rezou de joelhos por algum tempo, diante do túmulo de São Francisco.
O Papa havia realizado uma visita pessoal à Basílica de Santa Maria dos Anjos e para chegar até a Praça de São Francisco fez inúmeras paradas com o papamóvel abençoas e beijar crianças e bebês que os pais faziam questão de serem tocados por ele. Além disso, o Papa Francisco, com carinho e sorrisos, saudava os que haviam se colocado ao longo do percurso.
Dando muito colorido, bandeiras variadas cobriam a Praça e mostravam a alegria do povo que lotava todos os espaços disponíveis para receber a Papa. A Basílica restaurada inteiramente recuperou toda a beleza e majestade que o terremoto de 1997 havia danificado. Os mesmos centenários sinos do templo soaram alegres: estavam em sintonia com a vibração do "povo de Deus".
Autoridades civis e religiosas receberam o Pontífice. O Primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, era uma delas. O Arcebispo de Assis, Nocera Umbra e Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino, acolheu o Papa e fez um discurso cumprimentando-o e agradecendo a visita. (JSG)