Ilhéus - Bahia (Segunda-feira, 21-10-2013, Gaudium Press) Uma grande festa jubilar, iniciada em 2010, em comemoração ao centenário da criação da Diocese de Ilhéus, na Bahia, encerrou-se neste domingo, 20.

Com o tema "Rumo aos 100 anos" e lema "O que vimos e ouvimos, nós anunciamos", a celebração solene de encerramento da festa foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello, na Praça da Catedral. O Cardeal Primaz do Brasil e Arcebispo da Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo Krieger, e o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Giovanni Crippa, entre outros, estiveram presentes no evento.diocese_de_ilheus.jpg

O Bispo diocesano, Dom Mauro Montagnoli, em mensagem para a celebração, destacou a alegria pela passagem do centenário:

"Estamos comemorando, com muita Fé, alegria e esperança, o Jubileu dos cem anos da criação da Igreja Católica que está em Ilhéus. A celebração do jubileu é para a nossa Igreja Particular um grande hino de louvor e de gratidão a Deus por todas as maravilhas que Ele fez no meio de nós durante esses cem anos", disse.

Para o bispo, "a celebração nos convoca a reassumir nosso compromisso em meio às perplexidades do mundo contemporâneo, de maneira criativa e evangélica. Pede, sobretudo à Igreja, a transparência do testemunho, a audácia da profecia, a firmeza da esperança".

"Por isso, como diocese centenária, e celebrando o jubileu de sua criação, queremos glorificar, bendizer e agradecer a Deus pelas maravilhas que Ele tem realizado em meio ao nosso povo formado por várias etnias que acolheram e vivem o Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor, Redentor e Libertador", afirmou.

Sobre a proteção da Virgem Maria, Nossa Senhora das Vitórias e de São Jorge, o prelado destacou que "somos convocados a viver intensamente a utopia jubilar, a empenhar-nos com novo alento e ardor na vivência da nossa vocação batismal na Igreja diocesana, a dar efetividade à missão profética e missionária em nossas paróquias e comunidades, e a continuar alimentando o nosso compromisso evangélico na escuta da Palavra de Deus e na partilha da Eucaristia, para que o que vimos e ouvimos, nós possamos anunciá-lo".

Neste domingo, houve atividades durante todo o dia., desde uma caminhada dos fiéis até a Catedral Celebrações Eucarísticas, além de Celebrações Eucarísticas e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Diocese de Ilhéus

Criada no dia 20 de outubro de 1913, pelo então Papa Pio X, com a bula "Majus animarum bonum" (Para o maior bem das almas), a Diocese de Ilhéus desmembrou-se da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

O livro "Diocese de Ilhéus 100 anos de História", organizado pela professora e doutora Janete Ruiz Macedo e pelo Centro de Documentação e Memória Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz, faz parte das comemorações do centenário da diocese. (LMI)

Da redação, com informações Diocese de Ilhéus