Novo Hamburgo (Segunda-Feira, 16/07/2012, Gaudium Press) A Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá nos dias 20, 21 e 22 de julho a segunda etapa do Encontro de Jovens Universitários (EJU), no Seminário Diocesano Maria Auxiliadora Menor, na cidade de Dois Irmãos. Trata-se de um retiro de formação e aprofundamento espiritual direcionado a todos aqueles que já participaram da primeira etapa.
O EJU é um movimento que busca ser instrumento para evangelização da juventude em um novo ardor missionário, apresentando ou reaproximando jovens a partir de 17 anos de um caminho sinalizado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Este movimento tem como prioridade, formar jovens que se preocupem com a ação pastoral e com o aprofundamento espiritual, contribuindo assim com o discernimento vocacional.
Através de cursos diocesanos o jovem tem a oportunidade de redescobrir-se como cristão e reencontrar dentro de si o caminho para a Paz e o Amor. Após esses cursos, o jovem é convidado por Cristo, a tornar-se um apóstolo de outros jovens, comprometido verdadeiramente com Ele e sua Igreja. O movimento trabalha no sentido de se fazer presente em toda a Diocese, perseguindo a renovação da fé e o enriquecimento de seus integrantes nas paróquias, como grupo.
O movimento mantém como fonte de toda sua orientação os exemplos de liderança de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Sagrada Escritura, como em um dos trechos do Livro dos Atos dos Apóstolos: "Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas. Todos juntos freqüentavam o Templo e nas casas partiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação".
A partir desta passagem, o EJU pretende buscar sua inspiração, a fim de alcançar seu objetivo. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever exclusivamente pela internet, através do site www.eju.org.br. O encerramento do retiro se dará com celebração da Santa Missa, a partir das 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 9859 9689 com Lautierre Souza, coordenador diocesano do EJU.
Histórico do EJU de Novo Hamburgo
O movimento do EJU originou-se através da inspiração divina e iniciativa do padre Ari Antônio da Silva, o qual era pároco no bairro Lomba Grande em Novo Hamburgo (paróquia São José) em 1990. Naquela época, padre Ari era reitor da comunidade Betânia de Vocações Adultas e professor em duas universidades da região abrangida pela Diocese de Novo Hamburgo (Unisinos e Faccat).
Com a ideia de criar uma pastoral na Faccat que pudesse incrementar as vocações adultas oriundas do meio universitário, buscou o auxílio do padre Roberto Aripe pedindo que ele o ajudasse a montar um retiro de cunho mais vocacional utilizando como modelo o Cenáculo de Maria. Sendo assim, padre Roberto organizou o primeiro retiro do EJU ocorrido na praia de Cidreira nos dias 24 a 26 de agosto de 1990, levando com ele a equipe de trabalho de seus movimentos, mesclada com vocacionados da Betânia. Todas essas pessoas reuniram-se para aguardar os Universitários da Faccat e fazer com eles uma experiência de Deus. (FB)
Seções
Doutrina
Magistério
Arte e Cultura
Mais ouvidos
Eles querem doar a vida a Deus, mas precisam de você!
Faça parte você também desta linda missão, ajude os Arautos a evangelizar pelo mundo, ajude a formar sacerdotes para a messe do Senhor e apoiar os estudos e despesas de manutenção das irmãs Regina Virginum.
Faça sua doação