Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul (06/09/2013, Gaudium Press) Há 12 anos, a Diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, dedica o segundo domingo do mês de setembro a Romaria da Santa Cruz. Portanto, no dia 8 de setembro, com o tema "Caminho da Fé", a cidade gaúcha congregará milhares de fiéis para a 12ª Romaria da Santa Cruz. Por estar situada na cidade de Santa Cruz do Sul, a caminhada tem na imagem da Cruz seu ícone e nome.
Segundo os organizadores do evento, a romaria tem como objetivo fortalecer o espírito de Diocese ao congregar os fiéis de todas as paróquias da região, fazendo esse povo experimentar o sabor de pertencer a uma organização maior do que a comunidade e a paróquia. Além disso, a caminhada visa ainda desenvolver a espiritualidade em torno da Cruz Redentora, que é o sinal vivo da salvação oferecida a todos os homens.
No sábado, dia 7, véspera da romaria diocesana, a juventude se reunirá para uma vigília de oração e reflexão no Seminário São João Batista. A programação terá início no fim da tarde, sendo que às 19h haverá Missa com a presença do Bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus. O principal objetivo da vigília é motivar os jovens para o trabalho de acolhida aos romeiros no domingo. Será também o momento de os jovens reviverem e avaliarem a Jornada Mundial da Juventude.
No dia da romaria, a concentração dos fiéis será em frente da Igreja dos Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz. De lá, a partir das 8h30, começará a caminhada até o Seminário São João Batista onde haverá a celebração da Santa Missa festiva. Após a Missa padres, diáconos e ministros invocarão a benção de Deus sobre os romeiros que desejarem.
Aos que quiserem a absolvição dos seus pecados, os sacerdotes atenderão a confissões. No local da romaria funcionará uma praça de alimentação com a venda de diversos lanches. Serão realizadas ainda apresentações artísticas. A programação se estenderá até 14h30.
De acordo com o reitor do Seminário São João Batista, padre Ênio Orlando Griebeler, cada cristão é chamado para integrar a multidão que se dirige ao encontro de Jesus com confiança. "Esperamos que os participantes da romaria sejam uma expressão da multidão que segue a Jesus com firmeza e fidelidade que se traduz em bênção e graça", destacou ele.
Por fim, vale lembrar uma declaração do bispo emérito da cidade, Dom Sinésio Bohn, em que ele afirmou que a Diocese tem a Cruz como seu referencial, ela que é o cerne da Fé, onde Jesus Cristo mostrou sua solidariedade pela humanidade. (FB)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas