Rio de Janeiro (Terça-feira, 20-09-2011- Gaudium Press) Um dos principais monumentos católicos do Rio de Janeiro completa no próxima sexta-feira, dia 23, dois séculos de evangelização e símbolo da presença de Cristo na capital fluminense.
Idealizada por Antonio Martins da Palma - como promessa à sua esposa, Leonor Gonçalves - a Igreja da Candelária se tornou referência aos fiéis do Rio de Janeiro e de outras localidades, nacionais e internacionais, que visitam a cidade. Para marcar a data, o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta presidirá a Santa Missa às 18h30.
| Igreja da Candelária: referência dos fiéis do Rio de Janeiro e de outras localidades |
A história da construção da Igreja começa quando o casal Antonio Martins e Leonor Gonçalves consegue se salvar de um naufrágio. Eles eram devotos de Nossa Senhora da Candelária e por terem escapado com vida do acidente, ergueram uma ermida em homenagem à Santa. No ano de 1775, por conta de seu precário estado de conservação, a capela foi demolida dando lugar a um novo templo, onde hoje está instalada a Igreja da Candelária.
No entanto, somente em 1811 é inaugurada parte do altar até os púlpitos. O restante da obra somente foi concluída ao longo do século XIX. A sagração da Igreja aconteceu em 1898 pelas mãos do então bispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde. Até hoje a Igreja se destaca por sua arquitetura e pelas suas obras de arte, como os ornatos de madeira, as portas de bronze e seus vitrais.
A Igreja da Candelária foi erguida por inúmeros construtores, muitos deles nomes expressivos da arquitetura, como Job Justino de Alcântara, Gustavo Vaneldete, Detencor da Silva, Ferro Cardoso, Evaristo da Veiga e Antonio de Paula Freitas, além das pinturas de João Zeferino da Costa.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas