Dom Aloisio.jpgNesta sexta-feira, 21, o cardeal dom Aloísio Lorscheider foi homenageado pelo poder Judiciário do estado do Ceará. O auditório principal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) receberá o nome do cardeal, que foi arcebispo de Fortaleza.

O presidente do TJCE e desembargador, Fernando Luiz Ximenes Rocha, presidiu a solenidade, que contou com a presença do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tósi Marques, bem como de outras autoridades eclesiásticas, além de familiares e homenageados.

"Dom Aloísio semeou a palavra da fé, da esperança e da caridade cristãs sem esquecer-se da luta política e civil, na busca de garantir o maior valor constitucional brasileiro, que é a dignidade da pessoa humana",disse o desembargador presidente do TJCE.

Dom Aloísio Lorscheider foi arcebispo de Fortaleza durante 22 anos, entre 1973 e 1995, período em que deu atenção especial às causas sociais. Dedicou particular atenção à área carcerária, visitando, sempre que podia, os detentos do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), e ao clero, no qual procurou desenvolver um profundo sentido de comunhão e um singular impulso apostólico.

O cardeal faleceu no dia 23 de dezembro de 2007, aos 83 anos, no Hospital São Francisco, em Porto Alegre, onde estava internado há quase um mês.