Brasília (Segunda-feira, 24-11-2014, Gaudium Press) O ano de 2015 para a Igreja Católica será dedicado à Vida Consagrada, conforme anunciado anteriormente pelo Papa Francisco.
Em entrevista para a Assessoria de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano, Cardeal Dom João de Aviz, comentou sobre suas expectativas para este evento de grande importância para os consagrados pelo mundo.
"Para o Ano da Vida Consagrada, unamo-nos a tudo que será celebrado no mundo nestas três perspectivas: para o passado, uma memória grata; para o futuro, a confiança na fidelidade de Deus; para o presente, uma entrega apaixonada à nossa vocação. São três perspectivas amplas que inspiram para um caminho positivo", disse.
Segundo Dom Aviz, somente Deus é o responsável por cuidar do nosso carisma e "cabe a nós verificar se estamos dando o testemunho correto", caminhando assim "na direção de uma vida trinitária, uma vida de relações renovadas".
"Os meios são os nossos encontros, e tentar viver isso dentro das nossas comunidades, sem nos afastar dos nossos carismas, que são estradas normais pelas quais nós passamos. Outras estradas comuns são o seguimento de Jesus e a escuta do momento atual."
Entre as orientações citadas por ele para celebrar o Ano da Vida Consagrada no Brasil, ressaltou que acima de tudo, devemos seguir a Jesus e "pôr em evidência toda a beleza desta Vida Consagrada como ela é vivida aqui, no âmbito da formação, das obras, da missão".
Quando perguntado sobre se a Vida Religiosa deve ser mais profética em tempos atuais, o Cardeal lembrou que "o Papa fala sobre isso, diz que a Vida Consagrada tem de ser profética, e quando ele fala de profecia quer dizer anunciar o Reino de Deus e experimentá-lo; anunciar os valores do Reino, os valores futuros que esse Reino traz", pois "esta é a profecia e nela todas as realidades que precisam ser transformadas" e "neste sentido, o Brasil pode fazer muito".
Os temas referentes à Vida Consagrada que serão mais evidenciados no Ano da Vida Consagrada também foram citados por Dom Aviz: "vamos acentuar a juventude, os formadores. No Simpósio final queremos ter presentes todas as vocações, com momentos comuns e outros distintos para usufruir bem desse momento final do Ano da Vida Consagrada."
"Teremos momentos ricos na Igreja, desde o início do Ano da Vida Consagrada até o final. É bom que façamos parte de toda essa programação, que participemos, entrando profundamente neste espírito. É importante pensarmos juntos na mesma direção, nesse grande amor à Igreja, porque somos nós, todos juntos, que vamos fazer a Igreja que Jesus quer. Deus abençoe vocês!", finalizou. (LMI)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas