Cidade do Vaticano (Sábado 16-03-2013, Gaudium Press) - Dom Lorenzo Baldisseri ex-Núncio Apostólico, no Brasil, também secretário do Conclave e da Congregação para os bispos, no último dia 13 durante a cerimônia de obediência dos Cardeais ao Santo Padre, recebeu das mãos do Papa Francisco o solideu Cardinalício. Abaixo transcrevermos na íntegra a entrevista concedida por Dom Lorenzo à Radio Vaticano.


Captura de tela 2013-03-16 às 20.18.54.png
Dom Lorenzo Baldisseri, secretário para Congregação dos Bispos
Ao terminar o Conclave, o Santo Padre recebe de parte dos Cardeais, na Capela Sistina uma profissão de obediência ao novo Papa. E eu como secretário do Colégio Cardinalício, no tempo do Conclave e também secretário do Conclave.

Fui chamado, também, a cumprir esse ato de saudação e também de obediência ao Santo Padre. Portanto, quando eu cheguei, aí, em frente ao Santo Padre, eu me coloquei de joelhos. E no momento em que eu estava abaixando minha cabeça o Santo Padre colocou na cabeça o solideo vermelho dos Cardeais.

O seu solideu, porque tradicionalmente, o Santo Padre que é Cardeal e torna Papa, vai tomar o solideu branco e o seu solideu vermelho fica do lado. Então esse solideu seria em princípio, o solideu que vai passa ao secretário do Conclave.

Então imagine a emoção muito grande... Isso significa que é um anúncio, que o secretário do colégio cardinalício, e no momento o secretário do conclave. Ele é cardeal ou será cardeal. Tanto que o Santo Padre me disse depois: o senhor, o senhor é metade cardeal e ainda não. Porque precisa um ato jurídico oficial de um consistório convocado, por parte do Santo Padre mesmoe quando o consistório se convoca, se publica nos jornais... Tem uma lista dos novos cardeais. Essa lista está desconhecida, ninguém sabe. Nesse caso todo mundo sabe que meu nome está dentro da lista.