São Paulo (Segunda-feira, 07-01-2013, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a Ordenação Episcopal de Dom Elio Rama, ocorrida no último dia 30, festa da Sagrada Família, na igreja de São Marcos, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Penha, localizada na Zona Norte da capital paulista.
O São Paulo |
Além do Cardeal de São Paulo, dois outros bispos participaram da cerimônia: Dom Dirceu Vegini, Bispo de Foz do Iguaçu (PR), e Dom Ricardo Pedro Paglia, Bispo emérito de Pinheiro.
O superior provincial do Brasil, Padre Luiz Carlos Emer e o ex-Superior Geral, Padre Aquileo Fiorentini, primo de Dom Elio, e mais 21 sacerdotes também marcaram sua presença durante a Ordenação Episcopal de Dom Elio.
A igreja, com capacidade para mil pessoas, ficou lotada e a missa foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão.
Dom Elio Rama é missionário da Consolata, e foi nomeado bispo para Pinheiro, no Maranhão, a tomada de posse está prevista para o dia 27 de janeiro.
"Com a ordenação de um novo bispo, renovamos a vida da Igreja. Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu os apóstolos para propagar o Evangelho. Para que este ministério continue, os apóstolos, por meio da imposição das mãos, invocando o Espírito Santo, mantiveram a obra do Salvador, que se prolonga e cresce até os dias de hoje", afirmou o Cardeal durante a homilia.
"Pelo ministério do bispo, é Cristo que continua e incorpora novos membros na Igreja. Pela sabedoria do bispo, é Cristo que incorpora a salvação do povo. Pela imposição das mãos, o bispo será ministro de Cristo e dispensador dos sacramentos. Dom Elio, você foi tirado dos homens para servir a Deus. O bispo deve se destacar pelo serviço prestado, que o maior seja o menor. Pregai a Palavra de Deus, quer agrade, quer desagrade. Amai, com amor do Pai, que é Deus, do irmão que é Jesus e do Espírito Santo que dá vida à Igreja, aos irmãos e irmãs que o Senhor lhe confiou. Demonstre solicitude pastoral por todas as pessoas mais necessitadas", continuou Dom Odilo.
Ao término da celebração, os missionários da Consolata realizaram uma procissão com os quadros de José Allamano (fundador do Instituto Missões Consolata) e de Nossa Senhora da Consolata. (EPC)