Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 11-01-2013, Gaudium Press).- Dom Georg Gaenswein, o secretário pessoal de Bento XVI, inspirando-se na figura do Santo Padre, fez seu escudo episcopal homenageando o Sumo Pontífice.
Em 6 de janeiro o Santo Padre lhe concedeu a ordenação episcopal em uma cerimônia solene na Basílica de São Pedro. A ordenação de Dom Gaenswein era iminente desde que em 7 de dezembro foi nomeado Prefeito da Casa Pontifícia, um cargo que pode ser exercido somente por um Bispo.
Os novos bispos escolhem símbolos que comporão seus brasões e, como é tradição, estes simbolismos inspiram seu novo ministério.
Dom Gaenswein reproduziu na metade direita do seu escudo o brasão de Bento XVI, a quem ele acompanha como secretário pessoal desde antes que o Cardeal Ratzinger fosse eleito Papa, em 2005.
O escudo papal inclui a concha de Santo Agostinho; o urso de São Corbiniano; e a cabeça de mouro da Frisinga, um elemento que lembra as origens bávaras do Pontífice: a cabeça de etíope que há mil anos aparece no escudo dos bispos da Frisinga (Alemanha).
Para o lado direito, Dom Gaenswein escolheu a figura de um dragão que olha para o escudo papal. Segundo a interpretação heráldica, o dragão representa a fidelidade, a vigilância e o valor, e se se analisa seu sentido católico, o dragão evoca a São Jorge que teve que lutar e derrotar ao dragão dos infernos.
Além disso, outro aspecto do escudo com o qual o Prelado também mostra sua admiração ao papa Bento XVI, é o lema eleito escrito em latim "Testimonium perhibere veritati", "Dar testemunho da verdade", muito parecido ao do Santo Padre que diz assim: "Cooperatores Veritatis", "Cooperadores da verdade".
Dom Gaenswein chegou em 1995 à Santa Sé para servir na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e um ano mais tarde foi transferido para a Congregação para a Doutrina da Fé, onde começou seu trabalho e caminho de secretário pessoal do então prefeito de dito dicastério, o Cardeal Joseph Ratizenger. (JS)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas