São Paulo (Quarta-feira, 27-02-2013, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, antes de sua viagem ao Vaticano, por ocasião da renúncia de Bento XVI e convocação do Conclave, deixou uma mensagem aos Bispos Auxiliares, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Consagrados e leigos da Arquidiocese de São Paulo.odilo_pedro_scherer.png

Na mensagem, o purpurado convida os fiéis a viverem com intensa fé este momento raro na história da Igreja e aconselha a terem coragem e serem firmes na fé, "mesmo se as águas onde navega a barca de Pedro ficam agitadas. Lembremos sempre de que Jesus vai conosco na barca!".

Dom Odilo exorta também para que se reze pela Igreja afim de que ela seja "sempre mais fiel a Cristo e à missão recebida; que todos nós, católicos, nos convertamos profundamente à verdadeira fé e à vida cristã autêntica, ouvindo os apelos da Palavra de Deus nesta Quaresma e no Ano da Fé. Rezemos e confiemos n'Aquele que disse: 'tende coragem! Eu estarei sempre convosco!'".

O Cardeal de São Paulo sugeriu na mensagem que durante o período de "Sé Vacante", sejam feitas em todas as igrejas da Arquidiocese celebrações e orações especiais pela Igreja, "pedindo o aumento de nossa fé; pelo Conclave e pelo que será eleito Papa, para que tenha toda a assistência do Espírito Santo no desempenho de sua árdua missão à frente da Igreja inteira, como Sucessor de Pedro. Poderão ser feitas "horas santas", adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do Rosário e Santas Missas nessas mesmas intenções. Conclamemos o povo à oração neste momento importante da vida da Igreja".

Durante sua ausência, Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo auxiliar para a Região Sé, responderá pela Arquidiocese na condição de Vigário Geral, e o Cônego Antônio Aparecido Pereira será o porta voz da Arquidiocese.

Ao término da mensagem, o Cardeal explica como se deve mencionar o nome do Papa na Oração Eucarística da Missa durante o período da sede vacante. (EPC)