Redação (Sexta-feira, 18-01-2019, Gaudium Press) Em entrevista ao site da CNBB, o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência, Dom Vilsom Basso, comentou alguns detalhes sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá a partir do próximo dia 22 de janeiro, no Panamá.
Ao citar o lema da Jornada, intitulado "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38), Dom Vilsom explica que o trecho indica aos jovens um caminho de experiência de Deus e discernimento vocacional. "O jovem e a jovem que se encontra com Jesus Cristo é chamado a dizer sim ao projeto de Deus em sua vida, seja na vida familiar, religiosa, sacerdotal, laical. Onde estiver, é chamado a dizer sim ao projeto de Deus e promover a justiça e a paz", disse.
De acordo com Dom Vilsom, a programação da JMJ, além de oferecer oportunidades para o jovem viver um momento de espiritualidade, nos ensina que a Igreja precisa aprender a trabalhar as atividades simples de cada dia com as juventudes. E a existência de um evento como este "enche os jovens de entusiasmo, de esperança e os anima a retornar para o dia a dia e ali ser, nas pequenas coisas, ‘sal da terra, luz do mundo, fermento na massa'".
Sobre o vídeo com as intenções de oração feito pelo Papa Francisco, no qual ele sugere aos jovens que rezem e peçam forças para sonhar e trabalhar pela construção da paz, o prelado reforça ao dizer que "a paz é um grande desafio" e o coração da juventude é aberto ao diálogo, a acolher as diferenças, a dialogar com outras culturas e a promover uma cultura de paz.
"Por isso que o Papa Francisco pede a toda juventude no mundo inteiro que promova a paz, o diálogo, o entendimento, a seguir a orientação de Jesus, como diz nas Bem-aventuranças: ‘Bem-aventurados os que promovem a paz'", completa Dom Vilsom.
Por fim, o bispo de Imperatriz declarou suas expectativas para esta primeira JMJ após o Sínodo da Juventude: "todos nós estamos na expectativa de uma palavra forte de Papa Francisco que anime a Igreja no mundo todo a acolher, a vivenciar e fazer acontecer esta opção pelos jovens. Porque nós sabemos que a opção pelos jovens garante o futuro e o presente da Igreja e também o futuro e o presente de nosso planeta. Porque a juventude semeia o entendimento à paz, é sedenta de concórdia, quer o cuidado do planeta e com certeza vai semear todos esses elementos, essa esperança pelo mundo todo". (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas