Cidade do Vaticano (Terça, 10-11-2009, Gaudium Press) O Papa enviou nesta terça-feira uma mensagem especial ao presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Angelo Bagnasco, pela abertura dos trabalhos da 60ª Assembleia Geral do episcopado, que começou ontem e prossegue até o dia 12 de novembro em Assis, na Itália. Os bispos italianos discutem sobre os temas do novo rito das exéquias e a nova encíclica do Papa "Caritas in veritate".
Na mensagem, Bento XVI voltou a recordar aos bispos a emergência educacional sobre a qual havia falado também em maio, durante a última Assembléia Geral da CEI, que aconteceu em Roma.
A educação "é uma exigência constitutiva e permanente da vida da Igreja" e a coloca no coração da sua missão", além de ser um desafio para toda a Igreja, em todos os seus setores.
O Santo Padre encorajou os bispos em sua missão de evangelização que se realiza no testemunho da fé na sociedade moderna. A mensagem "profunda" do Ano Sacerdotal, escreve o Papa, é ser, tornar-se "adoração vivente, dom que transforma o mundo e o restitui a Deus".
Bento XVI observou também a questão da nova edição italiana do Rito das Exéquias. Os bispos irão trabalhar no que diz respeito às exéquias dos restos mortais depois da cremação durante a assembleia.
A Assembleia foi aberta na tarde de ontem pelo presidente da CEI, cardeal Angelo Bagnasco.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas