Aparecida - São Paulo (Sexta-feira, 10-04-2015, Gaudium Press) O Congresso Nacional da Vida Consagrada, em Aparecida, vem reunindo nesses dias cerca de 2 mil pessoas para refletir acerca das manifestações de Deus. Nesta quarta-feira, 8 de abril, o assunto havia sido refletido pela teóloga da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rosemary Fernandes da Costa.
Na ocasião, Rosemary ressaltou aos participantes a necessidade de voltarmos às fontes para melhor acolher o mistério de Deus, uma vez que "nós perdemos a água mais pura e ficamos bebendo água genérica longe da fonte, mas se bebermos na água dos fundadores e da patrística, do Evangelho, a encontraremos".
Os seres humanos, prosseguiu, pelo fato de estarem longes de si, também se encontram afastados, e desta forma, a missão dos religiosos é de sempre auxiliar as pessoas a perceberem que Deus está dentro de cada um, sendo este o sentido da vida.
"Assim, nós estaremos não só dando razão à missão que assumimos um dia, mas provocando que essas pessoas também abracem cada um, do seu jeito, a sua vocação existencial."
Nesta terça-feira, 7 de abril, durante conferência, o Padre Paulo Suess abordou as cartas "Alegrai-vos" e "Perscrutai", enviadas aos religiosos pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, onde em uma delas, inclusive, enviada pelo Papa por ocasião do Ano da Vida Consagrada, destaca que "graças ao Concílio, de fato, a Vida Consagrada empreendeu um fecundo caminho de renovação".
Já a cerimônia de celebração da luz, na noite de quarta-feira, 08, foi conduzida por uma equipe liderada por mulheres, consagradas e consagrados, que rezaram em favor das causas já discutidas.
Nesse momento, as velas foram acesas na luz do Círio Pascal, para assim indicar que a vocação da Vida Consagrada está alicerçada em Cristo. (LMI)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas