Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-05-2015, Gaudium Press) - Na homilia que o Papa Francisco desenvolveu na Casa Santa Marta, durante a Missa matutina desta sexta-feira, 22/05, ele comenta o diálogo entre Jesus e Pedro, narrado no Evangelho da liturgia do dia - (João 21, 15-19).
![]() |
Qual o olhar de Jesus sobre mim, hoje?
Segundo o Evangelho, Jesus ressuscitado manifesta-se a seus discípulos e, depois de comerem, inicia-se um diálogo entre Jesus e Pedro.
Neste episódio, o Papa diz poder ver manifestados três olhares diferentes do Senhor sobre o Apóstolo: o olhar da eleição, o olhar do arrependimento e o olhar da missão.
O entusiasmo
No início do Evangelho de João, André vai até seu irmão Pedro e lhe diz: "Encontramos o Messias!", há um olhar de entusiasmo.
Jesus fixa o seu olhar sobre Pedro e lhe diz:
"Tu és Simão, o filho de João. Chamar-te-ás Cefas": "É o primeiro olhar, da missão".
Houve o "primeiro olhar: a vocação e um primeiro anúncio da missão".
E Francisco pergunta: "E como está a alma de Pedro neste primeiro olhar?
- Entusiasmada. .
O arrependimento
A seguir, o Papa dirigiu seu olhar para a noite dramática da Quinta-feira Santa, quando Pedro renega Jesus três vezes:
"Perdeu tudo. Perdeu o seu amor" e quando o Senhor cruza o seu olhar, chora.
"O Evangelho de Lucas diz: ‘E Pedro chorou amargamente'. Aquele entusiasmo de seguir Jesus se tornou choro, porque ele pecou: ele renegou Jesus. Aquele olhar muda o coração de Pedro, mais do que antes. A primeira mudança é a troca de nome e também de vocação. Este segundo olhar é um olhar que transforma o coração e é uma mudança de conversão ao amor".
Há o olhar do encontro depois da Ressurreição, lembrou Francisco. "Sabemos que Jesus encontrou Pedro, diz o Evangelho, mas - observou o Papa - não sabemos o que foi dito".
A missão
O olhar descrito no Evangelho de hoje "é um terceiro olhar: o olhar é a confirmação da missão, mas também o olhar no qual Jesus" pede confirmação do amor de Pedro.
Por três vezes o Senhor pede a Pedro a "manifestação do seu amor" e exorta-o a apascentar suas ovelhas.
Na terceira pergunta Pedro "ficou triste, quase chora":
"Entristecido porque pela terceira vez lhe perguntava ‘Você me ama?'". E ele diz: ‘Mas, Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo'. Jesus respondeu-lhe: ‘Apascenta as minhas ovelhas'. Este é o terceiro olhar, o olhar da missão.
Para Francisco, o primeiro olhar foi o olhar da eleição, do qual nasceu o entusiasmo de seguir Jesus. O segundo olhar foi o olhar do arrependimento, nascido momentos depois do imenso pecado de negar a Nosso Senhor. O terceiro olhar foi o olhar da missão: ‘Apascenta as minhas ovelhas'; 'Cuide das minhas ovelhas'; ‘Apascenta as minhas ovelhas'.
Deixemo-nos olhar por Jesus
O Papa comenta que o olhar de Jesus "não termina aí": "Jesus vai mais além e diz a Pedro: "Você faz tudo isso por amor, e depois? Você vai ser coroado rei? Não".
Jesus diz a Pedro que ele também deverá segui-lo no caminho da Cruz.
Francisco, através de perguntas, dialoga com os presentes, levando-os a examinar a própria consciência, e convida-os a rezar:
"Também nós podemos pensar: qual é hoje o olhar de Jesus sobre mim? Como Jesus olha para mim? Com um chamamento? Com um perdão? Com uma missão?
No caminho que Ele fez todos nós estamos sob o olhar de Jesus. Ele sempre olha para nós com amor. Ele nos pede algo, nos perdoa algo e nos dá uma missão.
Agora, Jesus está sobre o altar, diz o Pontífice, cada um de nós pense: 'Senhor, Tu estás aqui, entre nós. Fixa o Teu olhar em mim e me diga o que devo fazer; como devo chorar os meus erros, os meus pecados; com qual coragem devo continuar no caminho que Tu fizeste por primeiro".
Neste dia, concluiu o Papa Francisco, nos fará bem reler este diálogo com o Senhor e pensar "no olhar de Jesus sobre mim". (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
