Itália - Roma (Quinta-feira, 11-04-2019, Gaudium Press) A Escada Santa, localizada em Roma, será reaberta nesta quinta-feira, 11, pelo Cardeal Vigário Angelo Di Donatis. A cerimônia ocorrerá após o local ter ficado fechado por um ano para restauração dos afrescos de 1589, da escada e do revestimento de madeira.
A programação do evento se iniciará às 15h30 com uma conferência sobre a restauração, seguida pela benção e uma Celebração Eucarística. Por fim, os fiéis poderão subir novamente, de joelhos, os 28 degraus de mármore, que, segundo a tradição, foram subidos por Nosso Senhor Jesus Cristo no dia em que foi julgado por Pilatos no pretório e condenado a morte. A escada foi levada de Jerusalém para Roma no ano 326 por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino.
Ressaltando a importância da relíquia na atualidade, o reitor do Santuário da Escada Santa, Padre Francesco Guerra, explicou que "subindo de joelhos estes 28 degraus da Escada Santa, o peregrino no cansaço de subir, se encontra com a dor que o próprio Jesus enfrentou na sua paixão. Enquanto sobe, rezando, nestes degraus, a pessoa se sente em contato consigo mesma, ou seja, retornam na memória as próprias dores ou os sofrimentos das pessoas que lhe são queridas. Subindo, rezando e recordando a paixão de Jesus, eis que se mistura todo o sentido de quanto fez Cristo por nós: sofreu, morreu e ressuscitou pelo nosso amor".
"Recordar que Jesus subiu por nós. É um ato de compaixão, ou seja, de sentir junto, viver junto, junto com Jesus e com os demais peregrinos que sobem. Na tradição da Igreja e na indulgência a esta, o peregrino que sobe é aconselhado que se medite vivamente a paixão de Jesus", afirmou.
O sacerdote ainda aconselhou os peregrinos sobre as melhores formas de se subir a Escada Santa. "Pode-se subir contemplando as cenas pintadas, mas também levando um Evangelho com a Paixão de Jesus. Oferecemos no santuário em 9 línguas um pequeno livro com a história do Santuário e com um pequeno pedaço do Evangelho para cada degrau. Este é um modo para que o fiel, que sobe em oração, possa ter em mão a oportunidade de meditar o quanto o Evangelho nos recorda do sacrifício amoroso do Senhor".
Os fiéis que subirem a Escada Santa de joelhos, arrependidos e movidos pelo amor, meditando a Paixão de Jesus e recitando o Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria, e um Glória ao Pai, recebem uma indulgência plenário, que foi concedida pela Penitenciaria Apostólica. É necessário também rezar nas intenções do Papa, confessar-se e comungar.
Para os que são fisicamente impedidos de subir, também é possível receber a indulgência plenária, desde que meditem a Paixão de Jesus diante da Escada Santa, recitando o Credo e cinco Pai Nosso, cinco Ave-Maria, cinco Glória ao Pai e uma oração nas intenções do Santo Padre, além de se confessar e receber a Comunhão Eucarística. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas