![]() |
Barcelona - Espanha (Quinta-feira, 09-02-2017, Gaudium Press) O escritor espanhol Francisco Segarra convocou uma campanha de coleta de assinaturas que pede que se consagre a Catalunha ao Sagrado Coração de Jesus. A iniciativa, divulgada pelo informativo 'Religión en Libertad' na qual colabora o autor, pede a proteção de Deus para que a região supere a divisão de seus cidadãos e invoca a memória do Bispo Josep Torras, que afirmou: "Catalunha será cristã ou não será".
"Catalunha está se secularizando a passos agigantados", afirmou o informativo ao apresentar a iniciativa. "Durante os últimos 40 anos, a porcentagem da povoação catalã que se declara não crente aumentou até quase 30% isto, unido a que 48% da povoação não é praticante". A Consagração seria uma resposta a esta situação e uma reivindicação do futuro cristão da comunidade autônoma.
A ideia de exaltar ao Sagrado Coração de Jesus recorda também a vontade de São João Bosco de edificar no monte Tibidabo uma ermita que se converta em "um majestoso santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, no qual todos poderão aproximar-se dos Santos Sacramentos e será uma perpétua recordação de vossa caridade e de vosso afeto à religião católica".
Apesar da oposição de autoridades anticlericais, os fiéis conseguiram proteger o uso dos terrenos do cume mais alto de Barcelona e em 1902 o Cardeal Casaña, Bispo de Barcelona, colocou a primeira pedra da que seria a Basílica Menor e Templo Expiatório. "Santificar a montanha de Tibidabo, dedicando-a ao adorável Coração de Jesus, é sem dúvida alguma a melhor reparação que se pode oferecer a Deus por parte de Barcelona, pelas ofensas de todo tipo que se cometem contra ele em nossa cidade", afirmou o Cardeal. "O Sagrado Coração de Jesus se levantará neste cume como eficaz para-raios, que desarmando os raios da Divina Justiça irritada por nossos pecados, os converterá em faíscas de misericórdia que comovam e em seu amor incendeiem a todos os homens". (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
