Cidade do Vaticano (Sexta, 12-12-2008, Gaudium Press) Proveniente de uma família de grandes diplomatas, o cardeal Avery Robert Dulles nasceu em 24 de agosto de 1918. John Foster Dulles, seu pai, foi secretário de Estado dos EUA, assim como seus bisavô, John Watson Foster. Theodore Medad Pomeroy, outro bisavô de Dulles, foi porta-voz da Casa dos Representantes - a Câmara americana e seu tio, Allen Welsh Dulles, nada menos que o fundador da Central Inteligence Agency (agência de inteligência americana), ou simplesmente CIA.

Quando entrou na Universidade de Harvard, em 1936, Avery Dulles se declarava agnóstico,. Em apenas quatro anos, entretanto, convertera-se ao catolicismo. Foi ordenado sacerdote da Companhia de Jesus em 1956 e, aos 83 anos, nomeado cardeal pelo papa João Paulo II.

Cardenal.jpg
O papa Bento XVI com o cardeal Dulles

À época de sua nomeação, fez a seguinte declaração a repórteres em uma coletiva de imprensa em Manhattan: "Ser nomeado cardeal da Santa Igreja não é somente uma honra, mas por muitos motivos é também um desafio, já que, na minha avançada idade, terei que aprender como comparecer a uma cerimônia cardinalícia. Estou muito mais acostumado aos meus modos informais e plebeus". Dulles foi um dos poucos clérigos nomeado cardeal por um Papa sem antes haver sido ordenado bispo ou arcebispo.

O cardeal Dulles foi professor de Teologia e Sociedade da Universidade Fordham, em Nova York e autor de 21 livros e mais de 650 artigos e ensaios, na sua maioria sobre Teologia. Faleceu na manhã desta sexta-feira, de causas naturais, na enfermaria da universidade.