Redação (Quarta-feira, 31-08-2016, Gaudium Press) No ano de 2017, a Família Vicentina celebrará os seus 400 anos de nascimento de seu carisma. Nesta ocasião, a data será festejada em todo mundo com reflexões em torno dos gestos de caridade empreendidos em favor dos estrangeiros.

Em 1617, na Igreja de Chatillon, o carisma vicentino surgiu quando Vicente de Paulo exortou os fiéis a ajudarem uma família pobre da paróquia local.
Na época, a família foi salva pela pronta resposta a este convite à ação. Como resultado deste momento, São Vicente compreendeu que a caridade para ser efetiva devia também estar bem organizada.
Entre as perguntas que a Família Vicentina irá responder em uma consulta nos seus diversos ramos estão: "quem são os estrangeiros entre nós? Como nós os apoiamos atualmente? Quais são as novas necessidades que emergem? Como nós podemos responder à estas necessidades? Poderíamos ser nós os estrangeiros com necessidade de acolhimento?".
A pesquisa junto com as novas ideias dará origem a um plano de trabalho a ser executado em 2017.
O Padre Gregory Gay, Superior Geral da Congregação da Missão (ordem dos padres, fundada por São Vicente de Paulo), definiu que entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017 será celebrado o "Ano da Acolhida ao Estrangeiro".
Em mensagem para os membros da Família Vicentina, o Padre Gregory explicou que "este fato histórico nos lembra um texto bíblico que está no coração de nossa comum vocação vicentina (Mt 25, 35): 'Eu era estrangeiro e vocês me acolheram'. Compreendendo e ajudando os estrangeiros em nosso meio, assumimos solidariamente aquele acontecimento de Châtillon e realizamos de fato nossa vocação vicentina: concretizamos o exemplo do Bom Samaritano em nossa comunidade".
"Acolher os estrangeiros em nosso meio deveria ser visto também como um convite a todos os que compartilham nossos valores, nossa missão ou espiritualidade vicentina ou poderiam interessar-se por estas realidades. As pessoas a quem normalmente servimos são tão capazes como nós de acolher estrangeiros, se os convidarmos para isto. Não depende de poder, riqueza ou status. É para todos uma oportunidade de ser parte de nossa família e participar das celebrações ao longo desse ano", acrescentou. (LMI)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas