No dia 22 de fevereiro, a Igreja comemora a Festa da Cátedra de São Pedro. Trata-se de uma celebração importante que vem desde o século IV. Ela presta homenagem ao primado e autoridade do Apóstolo São Pedro, o primeiro Papa da Igreja.
A festa recorda as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Apóstolo: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". E, assim, conferiu o Messias a autoridade ao Apóstolo e primeiro Papa.
Significado de "Cátedra"
A palavra "cátedra" significa assento ou trono e é a raiz da palavra catedral, a Igreja onde um bispo tem o trono do qual prega. Sinônimo de cátedra é também "sede" (assento).
A "sede" é o lugar de onde um bispo governa sua diocese. Por exemplo, a Santa Sé é a sede do Papa.
A cátedra ou sede que atualmente se conserva na Basílica de São Pedro em Roma foi doada por Carlos, o Calvo, ao Papa João VIII, no século IX. Nesta viagem a Roma, ele foi coroado como imperador romano do ocidente.
Este trono se conserva como uma relíquia, obra do Gian Lorenzo Bernini construída entre 1656 e 1665.
A festa da Cátedra de Pedro

A Igreja celebra a festa de São Pedro em dois dias diferentes: em 29 de junho, junto com São Paulo, e em 22 de fevereiro, a Cátedra de Pedro.
A antiquíssima origem desta última festa está documentada por sua inclusão num calendário do ano 354. Também está no Martyrologium Hieronymianum, o mais antigo da Igreja Latina, composto entre 431 e 450. Há também referências a ela em duas homilias do século V.
Essa longa existência mostra a relevância do símbolo da Cátedra para a vida da Igreja e reforça com o testemunho da Tradição a importância dada ao primado petrino, pelo menos a partir de meados do século IV. Explica, pois, o Martyrologium Romanum: a Sé de Pedro é "chamada a presidir a comunhão universal da caridade".
O Missal Romano acrescenta que a comemoração da Cátedra de São Pedro põe em relevo a missão de mestre e de pastor conferida por Cristo a São Pedro que, em sua pessoa e na de seus sucessores, é fundamento visível da unidade da Igreja.
Todos os anos nesta data, o altar monumental que acolhe a Cátedra de São Pedro permanece iluminado o dia todo com dúzias de velas e celebram-se numerosas missas da manhã até o entardecer, concluindo com a Missa do Capítulo de São Pedro.