Hoima - Uganda (Terça-feira, 16-05-2017, Gaudium Press) Durante uma coletiva de imprensa da Secretaria Católica de Uganda, o Bispo de Hoima, Dom Vincent Kirabo, convocou a totalidade dos fiéis católicos do país a unir-se em uma novena de oração em preparação à Festa dos Mártires de Uganda, que é a maior manifestação pública de Fé do território.

A novena começará no dia 25 de maio e culminará no dia 02 de junho, na véspera da memória litúrgica dos fiéis cruelmente assassinados por ódio à Fé por ordens do rei Kabaka Mwanga II entre 1885 e 1887 pelo delito de converter-se ao cristianismo. A novena de preparação pode ser realizada de maneira pública ou privada e inclui a invocação dos nomes dos 24 mártires.
O início da novena no dia 25 foi determinado porque esta foi a data na qual o mandatário tomou a decisão de submeter os fiéis ao martírio. O tema escolhido para a celebração do Dia dos Mártires de Uganda 2017 é "Permaneçam firmes na Fé que lhes foi ensinada" e corresponde ao versículo 07 do capítulo 02 da Carta aos Colossenses.
A Diocese de Hoima é encarregada de preparar as celebrações deste ano, as quais se levam a cabo no Santuário de Namugongo na Arquidiocese de Mbarara no dia 03 de junho e congregam a fiéis de todo o país, além de peregrinos das nações vizinhas. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas