São Paulo (Sexta-feira, 06-10-2017, Gaudium Press) A mostra "Relíquia: Transcendência do Corpo", nova atração do Museu de Arte Sacra (MAS) de São Paulo, será aberta em 7 de outubro, às 11h. Na ocasião, a exposição trará um fragmento da Cruz em que Jesus Cristo foi crucificado.
![]() |
Uma das peças da exposição faz |
Composta por aproximadamente 300 peças, a mostra retrata os 21 séculos da era cristã, passando por todas as fases da história até a relíquia de São João Paulo II, falecido em 2005.
A exposição tem curadoria de Ario Borges Nunes Junior e Beatriz Vicente de Azevedo e descreve acerca do conceito de relíquia - que provém do latim "reliquiae", palavra que designa resto, aquilo que sobrou.
Desde a antiguidade cristã, as relíquias dos mártires, que são restos mortais de santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, assim como objetos que pertenceram a eles ou estiveram em contato com seus corpos, eram consideradas pelos fiéis como mais valiosas que as pedras preciosas e extremamente estimadas que o ouro.
A relíquia de S. Paulo da Cruz data de 1881 Foto: Governo do Estado de São Paulo |
Através desses objetos, a exposição do Museu de Arte Sacra apresenta a história do mundo ocidental com elementos materiais que testemunham, embora minimamente, uma conjunção de histórias. "É inacreditável e admirável que seja possível encontrar na nossa cidade um acervo tão rico e tão completo de relíquias que vão desde os primórdios do Cristianismo até os dias atuais", destaca a curadora.
|
Crucifixos em metal prateado, resina e vidro também fazem parte da exposição Foto: Governo do Estado de São Paulo |
Da redação Gaudium Press, com informações do portal do Governo do Estado de São Paulo