Jacarta, Indonésia (Terça-feira, 25-06-2013, Gaudium Press) - Evangelização em áreas remotas da Indonésia, assistência material e espiritual às populações dispersas nas florestas ou nas ilhas mais distantes são os desafios para a Igreja Católica Indonesiana enfrentar periodicamente. Um dos casos ocorre em uma comunidade Católica, sub-distrito de Sagar, pertencente à diocese de Agats-Asmat, na província eclesiástica de Merauke, na ilha de Papua, no extremo leste do arquipélago. Saindo da capital, Jacarta, a viagem leva mais de 12 horas de avião e barco para chegar à área, que não tem energia elétrica e água potável e, isso, faz com que os fiéis tenham apenas uma missa por mês, quando um padre visitante consegue chegar ao local.
No entanto, a fé desta comunidade permanece firme e isso graças a um projecto lançado em colaboração com as Irmãs Franciscanas de Sambas: a partir de dezembro 2013 duas irmãs serão estabelecidas na área para melhorar os níveis de educação e saúde.
Nos últimos dias, uma delegação católica liderada pelo Bispo de Agats-Asmat, Dom Aloysius Murwito, fez uma visita à comunidade de Sagare, passando por uma longa e aventurosa viagem por terra e mar. O prelado foi acompanhado pela irmã Sylvie KFS, Superiora Provincial das mulheres religiosas franciscanas e a Irmã Korina Ngoi, das Ursulinas de Agat.
O objetivo da expedição foi a preparação para a missão permanente das duas Freiras Franciscanas na área. Elas terão a tarefa de melhorar os padrões de educação infantil e de saúde, que ainda são subdesenvolvidos.
A última celebração da Eucaristia, remonta a Páscoa: por essa razão um dos primeiros gestos feitos pelo Dom Murwito durante a visita foi para presidir a Missa (foto): foi "alegre e espontâneo" uma felicidade de toda a comunidade cristã.
Como a Irmã Sylvia disse, a missão é "absolutamente certa e de extrema necessidade para a comunidade local". O envio das duas Freiras Franciscanas em missão será "a partir de dezembro próximo". (RMDC)
Com informações AsiaNews
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas