Cidade do Vaticano - (Quinta-feira, 11/02/2016, Gaudium Press) - Era o dia 11 de fevereiro de 2013. Bento XVI Participava de uma reunião com eclesiásticos.
A reunião foi interrompida porque o Papa faria uma comunicação que continha a seguinte frase:
"Queridíssimos irmãos, dou-lhes graças de coração por todo o amor e trabalho que tens exercido junto a mim, levando o peso de meu ministério, e peço perdão por todos meus defeitos"...
Estas palavras serviriam para que Bento XVI pudesse, em seguida, anunciar sua renúncia.
O espanto só chegou e dominou os ali presentes depois que as palavras ditas em latim fossem traduzidas para os muitos que não as entenderam, inclusive eclesiásticos.
Uma jornalista que entendia o idioma oficial da Igreja foi quem, por primeiro espalhou o espanto para o mundo todo. Essa era a notícia inesperada.
Era um dia com o hoje... e já se passaram três anos: aquele que em 19 de abril de 2005, ao ser eleito Pontífice, como o "humilde trabalhador da vinha do Senhor" anunciava agora a sua renúncia ao Sólio Pontifício.
Três anos depois
Três anos depois deste anúncio o Papa Emérito passa seus dias no coração dos jardins do Vaticano na residência Mater Ecclesiae, ainda assistido pelos leigos consagrados da Comunidade dos "Memores Domini", e por seu
fiel secretário, Dom Georg Gänwein, que também é prefeito da Casa Pontifícia.
Bento XVI conservou seu lugar na vida do Vaticano e da Igreja, e apareceu em várias ocasiões em público junto de seu sucessor, sobretudo nas Missa de canonização João Paulo II e de João XXIII, em abril de 2014, e quando da abertura da Porta Santa, em 8 de dezembro de 5015.
Aos quase 90 anos Bento XVI continua a receber visitas e, ainda que fatigado e limitado fisicamente, ele mostra uma grande acuidade intelectual e espiritual, e continua a se expressar em diversos idiomas. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas