Irlanda - Dublin (Sexta-feira, 17-08-2018, Gaudium Press) No centro de todas as celebrações do Encontro Mundial das Famílias, que será realizado entre os dias 22 a 26 de agosto na Irlanda, estará presente um magnífico Ícone da Sagrada Família, abençoado por Diarmuid Martin, Arcebispo de Dublin e presidente do encontro.
O Ícone foi elaborado segundo o tradicional modelo em forma de tríptico, ou seja, ele é constituído por três painéis de madeira com duas portas que o protegem. A obra foi produzida pelo iconógrafo Mihai Cucu, artista romeno, assistido pelas Irmãs Redentoristas do Mosteiro de Santo Alfonso de Dublin.
O painel central do Ícone apresenta a Sagrada Família (Jesus, Maria e José) sentados à mesa tomando uma refeição. A imagem recorda outro famoso Ícone da Santíssima Trindade do século XV. De cada lado do painel central, estão dois afrescos que evocam cenas do Evangelho. O da esquerda recorda a ressurreição da filha de Jairo e o da direita as bodas de Caná.
Os episódios representados no Ícone dão testemunho do lugar que ocupa a vida familiar no ensinamento de Jesus Cristo e do amor que Deus lhe tem, apesar das provas que enfrenta. Os arcanjos Miguel e Gabriel estão no exterior das portas em atitude de adoração.
A inscrição latina 'Amoris Laetitia' (alegria do amor), título da exortação pós-sinodal do Papa Francisco, está inserida na parte debaixo do Ícone. O documento do pontífice será o ponto de partida para as discussões do Encontro Mundial das Famílias. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas