Brasília (Segunda-feira, 13-02-2017, Gaudium Press) Inspirado no tema "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida" e no lema "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2.15), a Igreja do Brasil lançará a Campanha da Fraternidade 2017 no dia 1º de março, quarta-feira de cinzas.

De acordo com o presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha, acolher a Campanha é uma forma de viver a caridade e a fraternidade no período quaresmal.
"A CNBB propõe como a Igreja espera no seu conjunto, que nós possamos viver a Campanha da Fraternidade como parte da vivencia quaresmal, isto é, a quaresma é tempo de oração, de penitência, mas também é tempo de caridade, de fraternidade", disse Dom Sérgio. "Então, a cada ano, a Igreja busca vivenciar um aspecto da vida em que a fraternidade precisa ser vivida de maneira mais intensa, quem estiver acolhendo a Campanha da Fraternidade estará vivendo a quaresma, sobretudo nesse aspecto da caridade da fraternidade", completou.
Ainda segundo o purpurado, o meio ambiente e a vida de maneira geral são preocupações constantes da Igreja e, por esse motivo, serão aprofundadas em reflexões propostas pela Campanha da Fraternidade deste ano.
"Cada vez mais vamos aprofundado a reflexão e a vivencia daquilo que o Papa Francisco tanto tem insistido da chamada casa comum, isto é entender que o meio ambiente, a natureza, mas também os espaços urbanos são a casa comum onde somos chamados a viver e é claro a ser co-responsável no cuidado dessa casa, não só o cuidado com o meio ambiente, mas das pessoas que vivem aí. Então que o tempo da Campanha da Fraternidade nos ajude a crescer na fraternidade entre nós construindo essa casa comum que é meio ambiente, o lugar onde moramos, vivemos, que é a natureza obra do Criador", motivou o Arcebispo de Brasília.
No Brasil há mais de 50 anos, a Campanha ocorre sempre no período quaresmal. Nesta época, a Igreja Católica convida os fiéis a experimentarem a oração, o jejum e a esmola, consideradas as três práticas penitenciais fundamentais para se viver esta ação coordenada pela CNBB. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações A12
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas