Karachi (Segunda-feira, 03-10-2011, Gaudium Press) Foi lançado em Karachi, no Paquistão, o "Ano da Missão", que vai de 1º de outubro de 2011 a 30 de setembro de 2012. "Duc in Altum" ("Conduza para o Alto", em latim) será o tema central a ser usado pela Igreja católica paquistanesa durante esse ano missionário nos encontros, congressos, palestras e sermões que forem realizados nos diversos ambientes católicos do país.
A ocasião para lançar o Ano da Missão está ligada ao 60° aniversário de fundação das Pontifícias Obras Missionárias (POM), no Paquistão, explicou o Padre Mario Rodrigues, diretor Nacional das POM.
No "Ano da Missão", a Igreja no Paquistão quer evangelizar, sem dúvida, mas, deseja estar presente nos meios de comunicação e zelar pela formação dos leigos, abrindo "novos horizontes ao Evangelho no Paquistão".
Seminário em Karachi
O lançamento do "Ano Missionário" juntamente com o seu tema foi o resultado de um seminário de três dias, realizado em Karachi, em que cerca de 100 bispos, sacerdotes, leigos e teólogos das sete dioceses do Paquistão se reuniram para aprofundar os desafios da atuação missionária no país.
Durante as reuniões do seminário, o presidente da Comissão "Justiça e Paz" dos bispos do Paquistão, Padre Emmanuel Asi, desenvolveu o tema "Duc in Altum" dentro de uma perspectiva bíblica. Ele convidou os participantes a "confrontarem-se com a vocação do Apóstolo Pedro". O Padre Asi afirmou que "Duc in Altum" é um chamado a tornar-se discípulos e missionários de Jesus".
Nos grupos de estudo e reflexão do evento, os participantes do encontro tiveram oportunidade para ressaltar obstáculos que os cristãos enfrentam ao atuar como missionários no Paquistão: o fundamentalismo religioso, o extremismo, a islamização, a escassa liberdade de evangelizar. Foi apontado ainda um outro obstáculo: o desânimo, "quando o trabalho não produz frutos".
Os cristãos no Paquistão formam uma minoria exposta a pressões de grupos radicais islâmicos, a discriminações e limitações de liberdade religiosa.
Não obstante vivermos nessa situação difícil do pais, "o chamado a ser missionários é universal e nos fala de perto", foi o que recordou na homilia da Santa Missa de abertura do encontro, o bispo de Hyderabad e presidente da "Comissão pela Missão" na Conferência Episcopal Paquistanesa, Dom Max John Rodrigues.
O bispo ressaltou também a importância de evangelizar o Paquistão dentro do contexto atual, citando as palavras de São Paulo: "Pobre de mim se não pregar o Evangelho". (JSG).
Com informações da Agência Fides.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas