Brasília (Terça-feira, 07-06-2011, Gaudium Press) Sob a organização do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), teve início no último domingo, 05, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (Souc) 2011. Como de costume, o evento, que termina no dia 12 de junho, ocorrerá em todo país, entre as tradicionais festas de Ascensão do Senhor e de Pentecostes. O tema da Semana deste ano é "Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações" (Cf. Atos 2, 42).
| Para Dom Manoel, um dos objetivos da Souc é apontar que a fé cristã possui centros comuns |
Segundo o presidente da Conic, o bispo de Chapecó, em Santa Catarina, Dom Manoel João Francisco, um dos objetivos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão é apontar que a fé cristã possui centros comuns. "Por exemplo", cita o prelado, "os apóstolos, que foram responsáveis por compilar o ensinamento de Jesus Cristo".
Dom Manoel lembra ainda que cada paróquia, região, sínodo e diocese e afins possui programações específicas para a comemoração da Souc 2011. Não só estas regiões como a própria Santa Sé. No site do Vaticano, na parte que cabe ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, há um subsídio preparado para a Semana deste ano, compostos por textos bíblicos, roteiro de celebração, reflexões e orações para os oito dias de evento, além de outros materiais.
Esperançoso em relação ao evento, o secretário-geral da Conic, reverendo Luiz Alberto, acredita que a Semana deste ano será um marco. "Temos recebido ligações de todas as partes para a obtenção de informações acerca da comemoração. Percebo que o interesse das comunidades em celebrar a Souc tem crescido ano a ano, fato que nos deixa muito contentes e, ao mesmo tempo, esperançosos", declarou.
Os primórdios da Souc
Conforme informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (Souc) deu seus primeiros passos há cerca de 100 anos, em Edimburgo, na Escócia, quando foi realizada a primeira Conferência Missionária Mundial, evento cujo objetivo era propor a unidade dos cristãos para a missão.
A ideia principal que impulsionou os criadores da Conferência naquele momento foi simples e pode ser sintetizada com a referência bíblica: "Muito mais é o que nos une do que aquilo que nos separa" (Mc 9,40). Assim foi pensando e assim seguiu adiante. Desde então, houve um esforço coletivo das igrejas presentes neste encontro de exaltar o diálogo e minimizar o confronto, pois todos compartilhavam um mesmo objetivo que era o anúncio das Boas Novas.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas