Florianópolis - Santa Catarina (Segunda-Feira, 24/03/2014, Gaudium Press) O CEMJ (Centro Educacional Menino Jesus) e a ANEC/SC (Associação Nacional de Educação Católica de Santa Catarina) promoverão no dia 12 de abril a II Caminhada Penitencial em preparação à Pascoa. Conhecido na arquidiocese de Florianópolis como "Caminhos da Fé", o percurso de 12 quilômetros vai de São Pedro Alcântara, na comunidade de Barro Branco, até a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Angelina.
A atividade é destinada a todos os colaboradores, pais,amigos, benfeitores e alunos de 7ª e 8ª série. A saída de ônibus está prevista para às 7h. Os interessados em participar deverão fazer sua inscrição até o dia 8 de abril pelo telefone (48) 3251-1900, com o Setor Religioso do CEMJ.
Será cobrado um valor por pessoa, que inclui transporte, água, frutas na caminhada e almoço no Hotel "Blumengarten Haus", das Irmãs Franciscanas de São José. Quem desejar participar da jornada penitencial indo a Angelina apenas de ônibus, também poderá fazê-lo com o mesmo investimento.
Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ)
O Centro Educacional Menino Jesus é uma escola católica de Educação Infantil e Ensino Fundamental que pertence às Irmãs Franciscanas de São José. Esta congregação, fundada por Madre Alphonsa Kuborn, nasceu na Alemanha, em 1867, emigrou para Holanda, em 1875, de onde, veio para o Brasil em 1926, estabelecendo-se na cidade catarinense de Angelina.
Em 1955, as Irmãs abriram uma casa no centro de Florianópolis e, para se manterem, começaram a dar aulas particulares. Inicialmente com 11 alunos, no ano seguinte com 88, e desta forma nasceu o CEMJ no dia 15 de outubro de 1955. Em 1958 foi inaugurado o primeiro prédio desta escola que recebeu o nome de Menino Jesus.
Associação Nacional de Educação Católica (ANEC)
A ANEC tem como missão contribuir para o desenvolvimento da nação, por meio das instituições católicas promotoras da educação formal, da educação popular e da assistência social norteada pelos princípios humano-libertador-ético-cristão e pela defesa da vida.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Angelina
A Gruta de Angelina foi um presente do Frei Zeno Wallbroehl OFM, um missionário franciscano, que em suas andanças pelo sul do país foi acometido de uma doença grave que o levou a beira da morte. Com muita fé, bebia da água da gruta de Lourdes (França), que visitara. Fizera a promessa de construir uma gruta a Nossa Senhora se ela lhe devolvesse a saúde.
Numa noite febril, viu, em sonho, um local muito lindo, apropriado para a uma bela gruta à Virgem Mãe de Deus. Já com a saúde restabelecida pôs-se a procura deste lugar nas cercanias de Angelina. Penetrou na mata virgem atrás da Igreja paroquial. Depois de árdua subida, Frei Zeno exclama entusiasmado: ‘É aqui! Este é o lugar que eu vi no sonho!' A sua frente, entre paredes de rocha estendia-se um corredor largo e longo, terminando num paredão com 12 metros de altura por onde descia uma rumorosa cascata.
Agradecido pela cura e alimentado pela fé, o sacerdote franciscano escreveu a Alemanha encomendando um imagem da Imaculada Conceição igual a de Lourdes, com 1 metro e 95 centímetros. Foi transportada para o Brasil logo após a virada do século XIX. Na tarde do dia 15 de agosto de 1907, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes subiu o morro, para ali proceder-se a benção da gruta, entronizando nela a bela imagem. (FB)