Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 23-11-2017, Gaudium Press) Há 35 anos o Papa João Paulo II instituiu um costume que tornou-se tradicional: a instalação de um Presépio e uma Árvore de Natal em plena Praça São Pedro, diante da Basílica Vaticana.

Neste ano de 2017, tanto o Presépio quanto a Árvore já tiveram sua instalação iniciada.
No dia 7 de dezembro tudo deverá estar pronto para a abertura e início da veneração no Presépio das imagens do Menino Jesus, da Virgem Maria, de São José e também para admirar a beleza da gigantesca Árvore de Natal totalmente ornada com bolas, coes e luzes.
O Presépio ocupará uma área de 80 metros quadrados e terá uma altura de 7 metros. Ele será composto por 20 figuras feitas em argila, em tamanho natural. O estilo será napolitano, dos anos 70 e tudo foi um presente da Abadia territorial de Montevergine, de Benevento, na Itália.
Os Peregrinos
A ideia da montagem dos dois símbolos natalinos entusiasma a maioria dos peregrinos que vem até o Centro da Cristandade e não deixam de visitar a Basílica de São Pedro.
"Que seja montado um Presépio na Praça São Pedro me parece algo perfeitamente normal... Aqui é também uma Igreja e o Presépio é uma representação cristã do nascimento de Cristo", disse um recém chegado peregrino.
Um outro fiel que ali estava peregrinando com a intenção de rezar na Basílica e lá venerar relíquias e objetos sagrados, expressou o que pensava deixando escapar uma certa emoção:
"Me parece tudo muito bem, estupendo, lindo... O Presépio não é a representação do Natal? Então que seja montado e representada essa extraordinária graça que é aquele que é infinito fazer-se finitoum Deus fazer-se homem..."
Datas
O Presépio será inaugurado apenas no próximo dia 7 de dezembro, véspera do dia da Imaculada Conceição, porém, como recomenda a piedosa tradição italiana, todos terão que esperar até o dia 25 de dezembro para presenciar a colocação da figura central e principal: o aniversariante, o Menino Jesus. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas