Santiago del Estero - Argentina (Sexta-feira, 08-05-2015, Gaudium Press) 270 jovens da jurisdição de Santiago del Estero, na Argentina, entre a noite do dia 1º de maio e a manhã do sábado, 02, caminharam desde Añatuya até Matará para participar da festa da Cruz Catequística do Bom Jesus, com a qual se evangelizou esta região. A Cruz original foi levada em procissão para recebê-los, e todos juntos percorreram as ruas do povoado para chegar diante do histórico templo. A Missa central foi presidida pelo administrador diocesano, presbítero Hernán González Cazón. A 23ª edição da peregrinação juvenil foi organizada pela Pastoral de Jovens da Diocese de Añatuya, que concentrou aos jovens na cidade sede episcopal e os alentou a percorrer os 70 quilômetros que existem até a pequena localidade.
Por volta do meio-dia, os peregrinos chegaram à entrada do povoado. A Cruz original foi levada em procissão para recebê-los, e todos juntos percorreram as ruas do povoado até chegar diante do histórico templo.
A Cruz de Matará testemunha a evangelização do continente e a criatividade e o esforço dos primeiros missionários por enculturar o Evangelho nas culturas nativas. Deve seu nome aos matarás, uma tribo que habitava o sudeste de Santiago del Estero, então capital de Tucumán. Estima-se que a Cruz foi talhada por volta do ano de 1594.
O primeiro Bispo de Añatuya, Dom Jorge Gottau CSsR, entrou em conversações com a mencionada família para voltar ao culto da antiga relíquia. A Cruz foi entronizada na Catedral de Añatuya na esperança de que se construísse um templo em Matará para alberguar a Cruz. A iniciativa se cumpriu e o mesmo prelado foi o encarregado de transladar o crucifixo ao seu terreno de origem. (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas