Canadá - Quebec (Quarta-feira, 19-06-2019, Gaudium Press) No último domingo, 16, foi aprovada na província de Quebec (Canadá) uma lei proibindo que funcionários públicos utilizem símbolos religiosos durante o horário de trabalho.
Promovido pelo ministro de Imigração, Diversidade e Inclusão de Quebec, Simon Jolin-Barrette, o projeto atinge diversos profissionais do setor público, dentre os quais destacamos professores, policiais e juízes, proibindo por exemplo o uso de crucifixos.
De acordo com o primeiro-ministro de Quebec, François Legault, em entrevista ao jornal The New York Times, a lei é apoiada pela maioria na província, sendo uma medida necessária para a separação entre religião e Estado. Já os críticos da lei indicam que ela viola a liberdade de religião e expressão.
Os símbolos religiosos tem sido tema de debate nos últimos anos na Europa. Em 2017, por exemplo, o Tribunal de Justiça da União Europeia proibiu o uso de símbolos religiosos no local de trabalho, baseando-se em regras internas de empresa que exigem vestimenta neutra.
Outros países, tais como Alemanha, Áustria e França, também chegaram a proibir de alguma forma o uso de símbolos religiosos. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas