Santiago (Quarta-feira, 06-12-2011, Gaudium Press) No último dia 30 de novembro, no Salão de Honra da Pontifícia Universidade Católica do Chile e no marco da celebração dos 450 anos da Arquidiocese de Santiago, foi apresentado o livro "A Idade Média do Chile. História da Igreja. Desde a fundação de Santiago à incorporação de Chiloé. 1541-1826".
Ante a presença de autoridades políticas, acadêmicas e religiosas, encabeçadas pelo arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati, se deu a conhecer esta obra que constitui uma importante compilação cultural e história da arte religiosa no país, e cuja realização foi possível graças ao patrocínio e financiamento da Fundação CorpArtes e o apoio editorial da Corporação do Patrimônio Religioso e Cultural do Chile.
A publicação, que mescla ilustrações inéditas, documentos e referências históricas, é o resultado da investigação de mais de 40 anos sobre a história da Igreja no Chile realizada pelo Padre Gabriel Guarda, monge da Ordem Beneditina, arquiteto, historiador e Prêmio Nacional de História no ano de 1984.
O presidente da Fundação CorpArtes, Álvaro Saieh Bendeck, assinalou que "este esforço editorial nos obriga a valorizar o que temos, a refletir a respeito do que não fomos capazes de cuidar e a trabalhar unidos para preservar e conservar o que é nosso, com a forte convicção que o patrimônio religioso e os lugares sagrados constituem um aspecto central da cultura e da identidade de uma nação".
Por sua parte, a Presidenta da Corporação do Patrimônio Religioso e Cultural do Chile, Marta Cruz-Coke, a obra permite "aumentar o acervo religioso e cultura de nossa sociedade através de um livro que é o único por seu autor, pelo extenso trabalho de investigação realizado e pela liberdade de pensamento que presidiu esta investigação.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas