Roma - Itália (Segunda-feira, 27-01-2014, Gaudium Press) O livro "Mártires do século XX na Espanha. 11 Santos e 1512 Beatos", do sacerdote e historiador Vicente Cárcel Ortí foi apresentado na última quinta-feira, 23, em Roma.

O trabalho foi recentemente publicado em dois volumes pela Biblioteca de Autores Cristãos (BAC) de Madri, por ocasião da beatificação de 522 mártires espanhóis, celebrada no dia 13 de outubro de 2013 em Tarragona, dada a conhecer na Cidade Eterna no marco de um encontro que ocorreu às 17h30, no Centro de Estudos de Espanhol Eclesiástica, ao lado da Igreja Nacional de Santiago e Montserrat em Roma.martires_espanhois.jpg

Como diz o título do livro, a obra reúne cada uma das biografias documentadas dos 11 Santos e dos 1512 Beatos, mártires da perseguição religiosa ocorrida durante a guerra civil espanhola, e que morreram por causa de sua Fé em 1934, e entre os anos de 1936 e 1939. Todos foram canonizados e beatificados por três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Em um comunicado à imprensa distribuído pela agência de notícias da Arquidiocese de Valência, AVAN, o autor do livro expõem: "Tratam-se de nove Bispos, mais de mil sacerdotes, religiosos e religiosas e um nutrido grupo de homens e mulheres leigos, martirizado por razões de Fé, já que nenhum deles foi beligerante, nem esteve envolvido em lutas políticas".

A obra inicia com um amplo estudo histórico que narra o contexto e os fatos da perseguição religiosa espanhola, que se baseou em documentos do Arquivo Secreto Vaticano que -como comentou o próprio autor- eram até agora inéditos. Ela também contém um prefácio com uma análise das perseguições religiosas do século XX na Europa escrito por Dom Juan Antonio Martinez Camino, Bispo Auxiliar de Madri.

Devido ao grande número de Santos e Beatos incluídos no livro, foi necessário a realização de dois volumes, que unidos reúnem um total de 3 mil páginas. Nelas se encontram os mártires por ordem de beatificação. Também estão incluídos os seis índices onde se encontram as biografias em ordem alfabética, assim como lugares de nascimento, de martírio e por estado religioso ou civil, além da ordem cronológica de beatificação.

Adicionalmente a obra aborda o denominado "Martírio da Arte", que foi a destruição parcial ou total do patrimônio histórico, artístico e documental que conservavam os mosteiros, conventos e igrejas durante a guerra civil. (GPE/EPC)